quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Caminho dos Jesuitas

Algum tempo atrás ví pela internet que o Governo  do Estado de São Paulo, através de sua Secretaria de Turismo implantou o chamado "Caminho dos Jesuitas".
Inspirada nas rotas do Caminho de Santiago de Compostela, existente na Espanha, o trajeto tem 360 quilômetros (km) de caminhada pelas praias entre a cidade de Peruíbe, no litoral sul, e Ubatuba, no litoral norte.
Passos dos Jesuítas é um projeto turístico que envolve um caminho contemplativo cumprido a pé,inspirado nas rotas percorridas pelos catequistas na época da colonização do Brasil.
Sendo um projeto turístico, a beleza da costa paulista motivou a que convidássemos os GMQ's a participarem deste caminho, nem que fosse por uns poucos dias, aproveitando o feriado do dia de Finados.
Não houve a adesão esperada, mas eu Navarro e Regina, Sidney e Emília,estávamos dispostos a aproveitar o feriado e assim, no dia 27 embarquei para S.Paulo. Fui, como sempre, muito bem recebido pelo navarro e família.
Devo dizer que o trecho inicial do Caminho, que vai de Itanhaém até Peruíbe  está todo marcado e sinalizado.
Quando saimos para este percurso que vai de Bertioga até Ubatuba, não estava delineado e havia a promessa da Secretaria de Turismo de implementá-lo até o fim do mês. Mas não vimos nenhuma sinalização ou mesmo placas indicativas em nenhum local.
No sábado pela manhã saímos de carro para Maresias litoral sul, de onde tinhamos a intenção de iniciar o percurso pelo tempo e distancia que fossem possíveis, uma vez que sabíamos de antemão que não daria para enfrentar todo o trajeto Bertioga até Ubatuba.No meio do caminho encontramos Sidney e Emília que vieram nos acompanhar nestes dias.
Em Maresias nos hospedamos no pousada Imbassay, que com sorte e a ajuda de uma amiga do Navarro, conseguimos um quarto.
As fotos a seguir dão mostras do caminho que percorremos, atravessando belíssimas praias e desfrutando de um visual sem par, de muita mata e apreciando o mar de incrível tom azul/esverdeado.
A Serra do Mar é um obstáculo intransponível e imenso e seu costado extremamente escarpado inviabilizou caminhar pela praia - não há estradinhas ou mesmo trilhas- e por isso tivemos que caminhar pelo asfalto, fato que não nos agradou e nem aconselhamos a ninguem, pois todo o percurso é feito nele e há grande perigo de atropelamento devido á inexistencia- em muitos trechos- de locais seguros para prosseguir o caminho.Em determinados trechos os carros passavam muito rente a nós! Sendo fim de semana e véspera de feriado, a região estava cheia de turistas e em muitos locais as pousadas estavam lotadas.
À esquerda a Serra do Mar e à direita os precipícios e o costado de rocha, com fortes ondas a quebrar nas pedras.
Á partir de Maresias atravessamos inúmeras praias, que estão enumeradas ao final deste relato, quase todas de nomes indígenas, alguns meio impronunciáveis, mas de grande beleza visual.
Dormimos em pousadinhas nem sempre confortáveis mas o grande achado foi termos tido a companhia do Sidney e Emília que, em Caraguatatuba nos propiciou a casa da irmã para nosso grande conforto e tranquilidade.







 Na descida da Serra forte nevoeiro.

                                              Guarujá ao fundo
                                                      Caraguatatuba
Nesta praia  tentamos contornar a rocha mas não deu! 


Uma flor de cactus no meio a pedra!

Aqui no Toque Toque Pequeno a Igreja de N S da Conceição
Agora é a Praia de Toque Toque Grande...belíssima!! A mata Atlantica intocável está sempre presente.
As duas Toque Toques bem ao fundo(abaixo)
No meio da mata tinha uma cachoeira.

 Ilhabela ao fundo.

Chegando em Barequeçaba, sempre com os carros muito perto!
 Barequeçaba, praia de areias escuras, depois Boiçucanga. Canal de S. Sebastião e Ilhabela ao fundo
Tomando cerveja num buteco em Barequeçaba e logo depois a chegada em São Sebastião,(veja detalhes) cidade histórica mais antiga do litoral norte com seus centenários casarões. Um dos principais pontos de encontro dos moradores das cidade é a Rua da Praia, no centro da cidade, onde esta localizada a maior pista de skate da cidade com 7.000 m² e considerada a maior do Brasil, além do teatro municipal.
No canal fica o porto de São Sebastião e o oleoduto da maior unidade da Transpetro (a subsidiária da Petrobrás responsável pelo transporte de petróleo e demais combustíveis), responsável por 80% do combustível exportado pelo país. Já a costa sul conta com praias de turismo, como Guaecá, Toque-Toque, Maresias, Boiçucanga, Barra do Sahí.

Chegando em São Sebastião
                Casarões em bom estado de conservação.

























                    Belíssimo e bem conservado exemplar de imóvel histórico. S. Sebastião.



















Do alto da estrada......  Ubatuba!!!!





























                             Itamambuca e seus surfistas.




















Piçinguaba com seus barcos pesqueiros



      









Praia de Prumirim.






                          A natureza aqui parece intocada.






















Num buteco de Trindade(Paraty-RJ) este mapa mostra as praias, algumas belíssimas.

Detalhe, bar do Ulisses!!











Praia do Estaleiro







O centro histórico de Paraty-saiba mais aqui-  abriga uma centena de casarões de grande beleza arquitetônica. Bem conservados, atraem milhares de turistas.



              








Igreja de N S da Conceição, construida em 1757.




























Atravessando o canal pelo "ferry-boat" tem-se esta visão de Ilhabela.






Ilhabela possui um parque Estadual que apresenta diversas opções de lazer aos visitantes, como trilhas, banhos de cachoeiras, mergulhos, passeios de jipes e de barco. É possível tambem conhecer a cultura local no centro histórico ou nas comunidades dos caiçaras tradicionais.

Com uma área de 316 mil hectares, há a Área de Proteção Ambiental-APA-  Marinha do Litoral Norte e que foi criada em 8 de outubro de 2008, juntamente com as APA's Marinha do Litoral Centro e do Litoral Sul. Juntas estas três áreas protegem quase metade do mar territorial paulista, totalizando quase 1,1 milhão de hectares. . São três setores da APA Marinha Litoral Norte:
Cunhambebe- município de Ubatuba com área de 145,1 mil ha.
Maembipe- município de Ilhabela, com área de 90,8 hectares,
Ypautiba- município de S. Sebastião com 80,3 ha.
Para maiores detalhes sobre a importancia destes locais  visitem  aqui o site do governo, bem como para visualização das belezas naturais sobre a ilha,vejam aqui Ilhabela, um dos locais mais bonitos da costa brasileira.





























Esta bela praia é Massaguaçú












  

   Caminhar no asfalto definitivamente não dá!






















Nesta bela praia tomamos algumas geladas, assistimos ao incrível 'Pacheco" farejar e trazer sirís para seu dono.























Daqui voltamos a S.Paulo para um merecido e necessário churrasco de confraternização.























O Caminho dos Jesuitas, na sua integralidade  ficou mesmo para outra ocasião!!!Outra centena de fotos estará disponível em breve.

5 comentários:

  1. Flavia Cristina de Souza20 de dezembro de 2012 às 03:31

    Parabéns pela bela viagem,
    e o caozinho cavando pro dono...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. olá, estou pretendendo fazer este caminho em Janeiro, só que a pé e dormir na barraca. O que você acha do litoral de São Paulo? É perigoso dormir em barracas no caminho? Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Nao aconselho dormir em barracas pelo perigo de assaltos.Caminhar eh sempre pelo asfalto e os carros sao um perigo constante.

    ResponderExcluir
  4. Nao aconselho dormir em barracas pelo perigo de assaltos.Caminhar eh sempre pelo asfalto e os carros sao um perigo constante.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...