domingo, 14 de abril de 2013

Um trecho dos "Passos de Anchieta"- 24 km

Neste sábado, junto a alguns amigos, fui fazer um percurso - de Setiba a Meaípe- que é parte do caminho denominado "Passos dos Anchieta", interessante passeio pelo litoral capixaba.
Trata-se de um caminho promovido pela ABRAPA, Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta sendo um roteiro que reconstitui a trilha presumivelmente percorrida pelo jesuíta José de Anchieta nos seus deslocamentos pela Vila de Regitiba, atual cidade de Anchieta, para a Vila de N.Sª da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago( atual Palácio Anchieta), em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida, quando preferiu recolher-se á vila indígena, nas costas do Espírito Santo,local que tanto lhe lembrava sua San Cristóbal de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias onde nasceu.
Para saber mais sobre este interessante percurso clique aqui
Depois de me alimentar adequadamente em casa,com um reforçado café da manha,saímos de Vitória por volta das 6 horas para chegarmos em Setiba perto das 7.15h. Ali, no bar do Alemão, alguns andarilhos fizeram um rápido lanche aproveitando a calmaria e ausência de banhistas, coisa que fatalmente iria acontecer, pois o dia claro e ensolarado prometia  bela praia.
Saímos caminhando pela imensa praia de Setiba, de águas calmas e esverdeadas convidativas para um banho precoce.
Nessa época de pouquíssimos banhistas pode-se apreciar com calma as belezas naturais do local, onde a visão somente se perturba por um ou outro curso d´'água mais sujo, que deságua na praia. Abaixo o centro de Guarapari visto desde  Setiba e o final desta praia
Seguindo o percurso, sempre caminhando na areia, passamos pela também grande praia de Santa Mônica  com seus  barcos e carcaças em destaque


Continuando o roteiro, cruzamos Perocão- agitada vila de pescadores,local de forte comercio de peixes- com seu canal e a bela prainha do Boião.

A partir desse trecho, o caminho segue uma trilha de mata entre as pedras costeiras, que não oferecem perigo se transpostas com cuidado. Dali avistamos as belas praias que compões as "Tres Praias", local dos mais belos do litoral capixaba.








O sol forte fez com que caminhássemos devagar e ao chegarmos à Aldeia, local de rara beleza e ricas mansões, paramos para lanche, descanso e hidratação.Pudemos apreciar belas embarcações ancoradas ao largo e o esmero e cuidados com as belas casas, nesta época desertas e sossegadas.





 Findo esse trecho, mais um lance de pedras para ser vencido e rápida chegada à praia do Morro, local de grande afluência de turistas que, no verão chega a receber dezenas de milhares de banhistas.O belo estilo arquitetônico do Hotel Porto do Sol se destaca



 Atravessamos a Praia do Morro em largas passadas, observando o pouco número de banhistas, contrastando com o impressionante afluxo por ocasião do verão, cruzando mais á frente, o canal da entrada de Guarapari, que abriga muitas de peixarias e dezenas de embarcações  nas proximidades do mercado de peixes. No verão é um local de frenético movimento.
Fugindo do sol forte e já pensando na chegada, passamos pelas praias; Virtudes, Namorados, Castanheiras, Areia Preta até a Praia do Riacho, donde se pode  avistar a Enseada Azul. Esse trecho de reta tem 5 km, que parecem nunca se acabar.
Na Praia do Ipiranga, de ondas fortes e brava arrebentação, um pescador solitário conversava consigo mesmo, quem sabe perguntando aos peixes se algum deles iria se atrever a morder sua isca.
Calor forte, cansaço que chegava, a reta que nunca se acabava, chegamos à Praia de Peracanga, local de belas casas e  de águas tranquilas.
                                        
                                Seguidas de Guaibura e Bacutia, esta o point máximo no verão.


Mais um pouco, subindo pela Pousada do Corsário, chegamos ás 13.25h ao nosso destino: Praia de Meaípe, enseada de uma tranquilidade e beleza raras.
Barquinhos ao fundo compunham um cenário sem igual.
Lá nos aboletamos numa mesa á beira da praia, tirei o calçado,fiz os alongamentos necessários e caímos na cerveja com peixe frito, vinagrete, farofa, caipirinhas, etc. 24 km bem vividos!!

Cheguei em casa às 18.30. Uma caminhada cansativa, mas um belíssimo trecho do litoral capixaba.

3 comentários:

  1. Maravilhoso relato! Lindas fotos! O litoral capixaba acho que perde apenas para o litoral fluminense. Aliás, colocaria-os em pé de igualdade como os mais belos do Brasil (e quiça do mundo!).

    ResponderExcluir
  2. O litoral capixaba é um dos mais belos do Brasil.Acontece que é pouquíssimo conhecido em razão da pouca publicidade, da ausência de agencias promotoras de turismo e da falta do infraestrutura mesmo do Estado. Os turistas por sua vez, impregnados pela maciça propaganda baiana e nordestina em geral, passam direto em direção ao sul da Bahia,que com sua história, belas praias de águas mornas-as daqui são frias-imponentes "resorts", culinária famosa, etc.são atrativos imbatíveis. Há quem diga que isso é bom: sobra mais para os capixabas, sem aquela pressão da horda de turistas. Discordo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. A concentração de turistas fica praticamente em Guarapari e arredores, principalmente vindos de Minas. Tenho amigos e colegas aqui no Rio que nunca sequer ouviram falar de Guarapari, Iriri, Marathaizes... Absurdo! O governo de estado do ES precisa investir em propaganda - e infraestrutura, claro - para chamar turistas!

      Excluir

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...