sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Dia 12 de Outubro

Celebra-se em 12 de outubro, o dia da Padroeira do Brasil assim declarada por ato emitido em 1929 pelo Papa Pio XI. Em 4 de julho de 1980, João Paulo II consagrou a Basílica de N S Aparecida como o maior santuário mariano do mundo.  veja aqui

Como sempre a paróquia da Catedral de Vitória organiza uma procissão saindo de Vitória até o Convento da Penha em Vila Velha,atraindo milhares de fiéis.
O time dos andarilhos.org não podia deixar de estar presente a mais este ato de fé cristã e por isso combinamos um encontro ás 5h da manhã, em frente a Catedral de Vitória.
Depois de uma noite mal dormida devido a um mal jeito nas costas, acordei ás 4.45h com o telefone tocando.Era a Josi perguntando se eu já estava pronto. Olhei para fora e caia um toró danado.Pensei em não ir devido aquela dorzinha enjoada que não passava. Fiquei alí meio sonolento imaginando o sacrifício de sair naquele temporal, com aquela dor a incomodar e... de repente me liguei rápido na decisão! Tinha que ir de qualquer jeito, pois precisava agradecer a Nossa Senhora as graças alcançadas.
Rápidamente fiz uma massagem com Frixopel no lugar afetado, engoli um rápido capuccino com sanduiche de queijo e presunto, vestí uma roupa adequada, botas impermeáveis, capa de chuva mais um guarda chuva e fui para a praça em frente a Igreja.
Lá me aguardavam cerca de uma dúzia de romeiros, entre eles os cascudos andarilhos A.Falcão, Josilene, Jorge e Buteri, este com uma longa capa de chuva, chapeu á Indiana Jones e dois rosários graúdos pendurados no pescoço, sinal do tamanho de sua fé e que lhe conferiam um aspecto de frade franciscano altamente devoto.
Informaram-nos que devido ás chuvas, o padre havia desistido da procissão e em vista disso fizemos as orações iniciais e partimos exatamente ás 5.20h.Chovia bastante.

Descemos a ladeira em frente o Palacio Anchieta, pegando o rumo das 5 Pontes. Alcançamos a subida de Cobilandia e ganhamos a Av. Carlos Lindemberg, a essa altura com trechos bastante alagados, onde mais uma meia duzia de abnegados cristãos estavam esperando a procissão. Meio decepcionados com a ausencia da imagem da santa, se juntaram a nós e assim constituidos avançamos rumo ao Convento.

Seguimos rápido pela pista da esquerda, sempre na calçada ou nos trechos onde existe a ciclovia, num trajeto plano mas cheios de degraus, buracos, fendas, pedras, poças de água e outros  obstáculos que exigiam atenção.
Cerca de duas horas depois, já vencidos enormes trechos da pista em permanente serviço de escavação e drenagem, com muitos carros a passar perto e jogando água para os lados, chegamos numa padaria onde pudemos saciar a fome.

Pedimos sanduiche de pão na chapa com queijo e presunto e café. O frade franciscano Buteri pediu logo um Amado Batista, acompanhado de um café apelidado de ZZ de Camargo e Luciano. Coisas do Buteri, que explicou se tratar o sanduiche  Amado Batista de um singelo pão com mortadela, dizendo que todo "mundo adora mas tem vergonha de dizer".
 Encerrada a refeição retomamos o caminho, prosseguindo pela avenida até chegarmos numa rua onde dobra-se á esquerda para alcançar, depois de uma praça arborizada, a entrada do Convento.
O acesso de veículos á Igreja pode ser feito pela estradinha de paralelepípedes  ou  para quem vai á pé ,pela antigo caminho lateral, calçado de imensas pedras tipo pé de moleque.
 Preferimos este, não obstante estar bastante liso e escorregadio e por uns 2 km, subimos devagar  até alcançarmos a praça do Campinho.

Imediatamente subimos os nãoseiquantos degraus até chegarmos no topo do penhasco onde está a Igreja.  saiba mais
A essa altura já sem a chuva, tiramos as capas e adentramos o templo, faltando 15 minutos para o início da missa das 9h.

A missa começou pontualmente no horário,sendo acompanhada com muita fé pelo povo, que participou ativamente, com cânticos e orações.Fizemos nossas orações, cada qual concentrado nos seus anseios
A fé de um povo pode ser medida pelo grau de entorpecimento que ele demonstra estando diante da imagem de N.Senhora, chame-se ela do Carmo, Penha, Aparecida, Dores,Graças, Lourdes, Fátima,Conceição, da Medalha Milagrosa,etc.
 Sempre fico impressionado e emocionado quando, num ato de fé coletiva, observo o semblante das pessoas,alí profundamente interligadas com a Mãe.
Sinto arrepios pelo corpo.Eu sou fervoroso devoto de Nossa Senhora.

Pois bem, acabada a celebração ficamos alguns minutos fotografando a bela paisagem de Vila Velha, bastante encoberta pela neblina, bem como do complexo portuário de Praia Mole ao longe.

Descemos a ladeira e fomos ao buteco da pracinha tomar uma cerveja e comer uns pastéis, já que ninguem é de ferro.
Pegamos os taxis e voltamos para casa leves e descansados da mente para curtir o resto do feriado  em frente á tv,já que o tempo não estava muito católico.