segunda-feira, 28 de julho de 2014

CD 2º dia- de São Gonçalo do Rio das Pedras ao Serro- 32 km

O trajeto dessa etapa, um trecho longo e extenuante, inclui descidas e subidas íngremes, mas a  presença de dois povoados ameniza a dureza.
A trilha ou estrada desse percurso continua boa, porém ainda muito poeirenta. Saímos da pousada Caminho dos Escravos na companhia de Cleide a proprietária, que fez questão de nos acompanhar até os limites do povoado.

Andamos firmes por 6 quilômetros até o povoado de Milho Verde, que surgiu no século XVII e que possui um apelo histórico bem interessante. Havia na época um registro, espécie de alfandega que controlava a passagem das pessoas e ajudava a combater o contrabando.

Hoje possui um turismo organizado com muitas pousadas aptas a acolher o turista. Numa dessas, a Pousada Morais, paramos para um café e carimbar o passaporte- aliás nosso grupo foi o primeiro a receber este passaporte do Instituto Estrada Real.

Visitamos um antigo chafariz de tropeiros e ainda a bela e famosa Capela do Rosário, cartão postal do distrito. No largo defronte a capela, vislumbramos uma espetacular paisagem com a Serra do Espinhaço apresentando-se em sua plena formosura.

O retrato da paisagem desfila agora pelo asfalto da MG 129 onde caminhamos em fila indiana para evitar qualquer imprevisto. Apesar do pouco movimento todo cuidado é pouco em se tratando de rodovia asfaltada.

Paradas eventuais em riachos de águas claras e ás sombras-raras- de algum arvoredo para descanso e alimentação.
Em algum  momento de uma longa subida a placa do Serro avisava; 16 km à frente.

O outro distrito que passamos foi Três Barras , com sua igrejinha nas tradicionais cores azul e branca. Três Barras  tem como ponto forte asa suas singulares cachoeiras de águas transparentes, contando ainda com bonita trilha até Milho Verde, onde é possível encontrar resquícios da antiga estrada dos tropeiros, contudo local carece de qualquer infraestrutura turística.

O trecho foi terminar na cidade do Serro, uma das mais tradicionais do Vale do Jequitinhonha. ainda por cima era dia do jogo do Brasil e por isso eu e mais três colegas pegamos carona no Santa Fé a tempo de chegar á cidade e assistir ao jogo Brasil x Chile. Isso é uma outra história.

Ficamos hospedados na Pousada do Queijo, local de boa infraestrutura e localizada em ponto estratégico, perto do centro e do movimento da cidade, o que facilitou  deslocamento, haja vista as íngremes ladeiras da cidadela.

A cidade do Serro

Com população estimada em 21.500 pessoas a cidade se apresenta como excelente destino dos apreciadores do turismo ecológico e histórico. O além das belezas naturais e das minas, a cidade possui rico patrimônio histórico-cultural além de seu mais famoso produto: o queijo do Serro. Para saber mais sobre a história dessa importante cidade do Vale clique aqui.

Abaixo algumas fotos da cidade.