Vindo de carro de São Paulo com destino a Vitória, eu, minha esposa Maria Inês e o filho Paulo Henrique, passamos por Penedo aqui, um lugar que merece ser visitado por quem gosta de paz e sossego. Ficamos hospedados no Hotel Britânia, estabelecimento de propriedade de um inglês até pouco tempo atrás. Todos os móveis, utensílios, estampas, quadros, etc são ingleses. Recomendo!
No dia seguinte prosseguindo a viagem rumo a Vitória, passamos por Volta Redonda, mas nosso destino era Vassouras.
No caminho a presença do trem, um modal que não tem vez nesse Brasil continental.
Chegamos a essa interessante cidade, sede de inúmeras fazendas do tempo do Império, ficamos hospedados no Mara Palace Hotel(abaixo) também uma construção centenária.
Nosso interesse era visitar fazendas do tempo do Império e a mais próxima era a Fazenda Cachoeira Grande, cujas fotos ilustram a sequencia desse relato.
Seu fantástico acervo de móveis e utensílios, é um convite e um passeio pela história, numa prova de que com muito trabalho e perseverança é possível manter os costumes e usos da época.
O povo deveria tomar conhecimento dessa importante propriedade, que teve sua história preenchida por inúmeros casos de queda e sobrevivência, e hoje está bela e completamente restaurada graças a Francesco Cafarelli.
Uma bela coleção de carros antigos completa o acervo da fazenda Cachoeira Grande.São carros muito raros- oito ao total- quando chegaram a possuir 200 automóveis. Destaco o fantástico Packard 1931( o primeiro nas fotos) e ainda um Fiat 1910.
FIAT 1910
A história da fazenda pode ser apreciada aqui.
A praça principal de Vassouras aqui possui inúmeros casarões antigos e sua igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é de rara beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário