sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Colégio Dom Bosco de Cachoeira do Campo-MG


Numa das ultimas vezes que fui de carro para Belo Horizonte, na volta para Vitória passei por Ouro Preto e aproveitei para visitar o importante educandário que foi o Colégio Dom Bosco, localizado no distrito de Cachoeira do Campo(foto abaixo).

                                                      

Infelizmente o portão de acesso estava trancado e não se via ninguém do lado de lá.Foi um tanto frustante pois sempre fui aficionado por colégios antigos, espécimens extintos e  modelos de ensino que hoje já não mais existem.
Aproveito para passar algumas informações sobre o maravilhoso colégio( fotos abaixo e acima)

         

Considerado um dos berços da liberdade do Brasil, o atual Centro Dom Bosco, antigo Quartel da Cavalaria de Minas, é um dos monumentos históricos mais importantes do país.

Construído em 1779 pelo Governador Antônio de Noronha para ser a sede da Cavalaria das Minas, tornou-se fundamental nos movimentos da Inconfidência Mineira por nele terem trabalhado homens como Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes - e o Tenente coronel Francisco de Paula Freire de Andrada, um dos homens mais poderosos da época e membro respeitado entre os inconfidentes. 
Daí partiriam as tropas revolucionárias para conquistar as Minas e formar uma nação livre, o que infelizmente jamais aconteceu.

No início do século XIX, o quartel hospedou D.Pedro I, em uma de suas visitas a Minas, sendo pouco depois abandonado. Em 1881 D. Pedro II também visitou o velho prédio doando suas terras para a instalação da colônia agrícolas Cesário Alvim. Como a colônia fracassou Pe. Afonso de Lemos conseguiu a instalação aqui dos padres Salesianos, fundando em 1986 o primeiro estabelecimento de ensino Salesiano em Minas Gerais.

Daqui saíram os primeiros Engenheiros Agrônomos do estado, alguns dos quais se tornaram vultos importantes no cenário nacional como famoso historiador Augusto de Limas Júnior.

Durante o século XX a escola agrícola passou por várias reformulações, mantendo sempre a vocação para o ensino. Sendo hoje conhecido popularmente por Colégio Dom Bosco, o antigo Quartel ainda continua importante, tanto pela história mais recente com a tarefa de formar cidadãos para a Pátria, quanto pela sua história mais antiga quando tornou um dos primeiros lugares do mundo, onde um grupo de idealistas, sonhando com a liberdade, contestam o regime colonial vigente naquela época.
Durante 100 anos o colégio Dom Bosco funcionou como internato, trabalhando na formação de milhares de jovens de todo o Brasil, 1895-1995.
Hoje, funciona a escola de 5ª a 8ª série, atendendo aos adolescentes da Vila.

Além da Escola, funciona no prédio o Centro de Convenções - Centro Dom Bosco - com a capacidade para atender 350 pessoas dia.
São 74 apartamentos com acabamento de primeira, energia solar e 25 apartamentos mais simples e 42 quartos simples com banheiro coletivo. 
O Colégio Dom Bosco/Centro Dom Bosco está localizado dentro de uma fazenda. O local propicia um bom passeio pelas matas virgens existentes, curral, além de apreciar e tomar um bom banho numa cascata vizinha ao Centro.

A boa notícia é que será tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural -IEPHA-MG, segundo o presidente da entidade Fernando Cabral. A defesa do Colégio Dom Bosco, pertencente à Inspetoria de São João Bosco(ISJB), da Congregação dos Salesianos, começou no início de 2011, quando integrantes da Associação em Defesa da Educação e Patrimonio Publico de Ouro Preto, empenhados na campanha"O Dom Bosco é Nosso", souberam da intenção de venda ,pelos salesianos, do terreno para construção de um condomínio.

A alegação principal é de que a congregação, que manteve  escola local de 1896 q 1994, recebeu a propriedade em doação feita pelo então Governador Affonso Pena( 1847-1909), com o "compromisso de manter nas suas dependencias a função educacional- um colegio para meninos pobres da região".

Alem da sessão do imóvel o governo do Estado teria fornecido recursos financeiros para obras de recuperação e adaptação. Antes, em 1881, o conjunto fora doado ao governo de Minas por D.Pedro II. "Hoje tememos a degradação do prédio, já que ele vem sendo usado como alojamento de 450 trabalhadores de uma empresa". 

Não podemos perder esse patrimônio  que demanda um trabalho arqueológico", diz o professor José Augusto. A área foi palco de episódios importantes como a Guerra dos Emboabas, no início do seculo 18, a Inconfidência Mineira(1789) e a revolta de Felipe dos Santos(1720). 
Já o prédio foi construído pelo então Governador dom Antonio de Noronha, que mandou construir no local o quartel para abrigar o recém-formado Regimento Regular de Cavalaria de Minas, onde serviu o alferes Joaquim Jose da Silva Xavier, o Tiradentes(1746-1792).

Em 1816, a construção foi adaptada para a fundação da Coudelaria Imperial.
De grande beleza a região exibe matas e cachoeiras, estando às margens da Rodovia dos Inconfidentes.

Fonte:"O Estado de Minas"

10 comentários:

  1. Flavia Cristina de Souza10 de outubro de 2012 às 08:41

    olá,
    Cachoeira fica a quantos km de São João mesmo?
    Belas fotos, amei o post "mineiro".
    Fantástico!!

    ResponderExcluir
  2. Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto está perto de BH. merece uma visita para ver o Colégio e mais ainda: leve seus filhos para conhecer Ouro Preto. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Estudei ae em 1991, tenho muitas saudades daquele tempo. Tempo bom

    ResponderExcluir
  4. Estudei no Dom Bosco em 1982,tenho a maior saudades desta época conheci muitas pessoas bacanas entre elas ainda lembro de alguns nomes galego,sardinha,maozinha seu irmao,mas a maior lembrança foi uma gincana em homenagem ao padre Baeta com o nome de JOTABANE José Tavares Baeta Neves.

    ResponderExcluir
  5. Caro Ulisses. Sou do Rio Grande do Norte, de Assu, resido em Natal. Tenho diversas fotografias de ex-alunos da Escola Dom Bosco onde meu avô paterno estudou no ano de 1920, inclusive de Dom Angelo Escapardine em frente a cachoeira existente naquela localidade. Parabéns pelo seu artigo sobre aquela importante escola. Um abraço. (Fernando Caldas). 84.998012384.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário Fernando Caldas. De fato o Colégio Dom Bosco é um ícone em MG , ao lado do antigo Colégio do Caraça. Quando vier a mInas não deixe de visitar o Santuário do Caraça. abraço.

      Excluir
  6. Estudei lá de 1966 a 1968...muitas saudades e só ótimas lembranças.

    ResponderExcluir
  7. Meu pai e seus cinco irmãos estudaram no Dom Bosco. Familia Berrêdo. Nascido em 1913, ficou órfão de pai aos 6 anos e possivelmente no início da década de vinte foram estudar no internato. Todos tinham boas memórias.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...