terça-feira, 9 de outubro de 2012

Taquaruçu a Matilde(Alfredo Chaves)-um roteiro montanhoso

Acordei ás 03.50 da manhã.
Muito escuro não dormi mais, pois teria que estar na praça ás 5h para pegar a van que nos levaria até Vargem Alta, seguindo a BR 262 em direção a Pedra Azul.
Tomei leite com café solúvel Nescafé , pão com presunto e ainda  sucrilhos com aveia e germe de trigo, acompanhados de banana. Isso dá um reforço necessário ao caminhante que não tem a menor  ideia de quando será seu almoço. Evidente que ainda levei umas frutas e umas barrinhas de cereais para as emergências.   
                                         Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon
A viagem transcorreu sem sobressaltos, ainda mais que o Abmael adqurira um micro ônibus novo e mais confortável, facilitando o relaxamento proporcionado pelas felpudas poltronas.Chegamos ás 8.30h.
O distrito de Taquaruçu, composto de uma meia dúzia de casas, um campo de futebol e uma igrejinha(  vista acima),foi o ponto de partida dessa caminhada que fizemos no último dia 6 de outubro. Localiza-se no município de Vargem Alta, um dos mais belos do cenário montanhoso do ES.vídeo aqui
Logo após o aquecimento e as tradicionais fotos ,começamos a caminhada observando a beleza da região caracterizada por verdes cafezais. Vargem Alta, por sua topografia e solo, é propícia ao cultivo da rubiácea

Preventivamente eu usava manguito protetor e chapéu meio Indiana Jones, pois o sol logo se revelaria ardente. Imaginava que fosse cair uma chuva brava e por isso levei uma capa de chuva da trilhas e Rumos que é uma excelente proteção.
                                        Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon
Afinal a previsão falhou e poucos km depois deixei-a dentro da van no intuito de diminuir o peso.
Nessas caminhadas gosto de fotografar casas velhas, típicas do meio rural, com sua arquitetura suis-generis e graciosamente enfeitadas com flores, arbustos e jardins.

O verde dos cafezais, a singeleza das habitações e os habitantes locais são um atrativo aos olhos de quem passa a vida na cidade grande, atribulado pelo excessivo corre-corre, os automóveis, ônibus e a inevitável poluição sonora e visual.
                                                       Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon     
A calma  e a tranquilidade observadas no caminho são atributos próprios de uma região totalmente dedicada ás lides do campo.
                   

                 
Riachos de água cristalina são vistos a cada passo, muitos cortados por simples "pinguelas" ligando a estradinha a uma casa escondida no meio do mato.
                
Interessante cena foi de um pequeno proprietário cozinhando inhame para seus porcos e uma original  arapuca para pegar pássaros e pombas juriti.

       


A presença de muitos capões de mata fechada, eucaliptais e arvores frondosas como os ipês, são uma constante no caminho, o que proporciona um sombreamento aliviador do forte sol.
                                        Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon
 Em alguns trechos pequenas cachoeiras estavam lá, como que nos convidando para um banho, mas ao ficar fotografando a natureza fiquei um pouco atrás e tive que apressar o passo até encontrar a van para o tradicional apoio.

 Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon          Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon
 Prosseguimos caminhando num ritmo mais devagar, passando por cafezais em curva de nível, muitas matas fechadas,
                                          Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon  




Passando pelo distrito de São Roque Maravilha, local de belas casas e pousadas um cheirinho de comida varreu o ar, produzindo uma salivação sem controle.
O sol ia forte quando chegamos á Cachoeira Darós, de grande queda d'água.
                                         Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon
Fizemos ali algumas fotos, atravessamos o riacho e subimos uma ladeira íngreme para chegarmos á Pousada Piñon nosso ponto final e local de almoço.
Taquarussu a Cachoeira Águas de PinonTaquarussu a Cachoeira Águas de Pinon    Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon
Lá tomamos banho na bela cachoeira para de certo modo aumentar a fome.
Cervejas geladas, uma dose da "marvada", o almoço caseiro de bom tempero,regado ao som do JA,  fizeram um final de tarde excepcional.
                                             Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon
                                         
                                             Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon

    

Findo o almoço e após uma tarde agradável onde cantorilhos como o JA abaixo, mostraram seus dotes, tomamos o rumo de volta, chegando em Vitória  ás 18.30.
Taquarussu a Cachoeira Águas de Pinon





2 comentários:

  1. Flavia Cristina de Souza10 de outubro de 2012 às 04:37

    beleza hein...
    Não existe aquela máxima: vocêpara ser completo deve : plantar uma árvore, ter filhos e escrever um livro ( e outras)?
    Pois então: vc já deve ter plantado, filhos, tem 3 lindos,então faltou .... O LIVRO !!
    ehehe

    ResponderExcluir
  2. Pois é, falta o livro. Uma ocasião, uns 10 anos atrás, quando voltava de uma viagem de trabalho no norte do ES passei na reserva florestal de Sooretama que pertence a Vale do Rio Doce, comprei várias mudas de árvores frutíferas e de madeira de lei. Doei para uns amigos que tem sítio e plantei várias.
    Então já tenho uns rascunhos, mas ainda é cedo para completar a matéria toda. Aguarde.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...