sábado, 6 de abril de 2013

O diferencial brasileiro

Aproximam-se três mega eventos no Brasil: Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas.

Isso sem falar na Jornada da Juventude que terá a presença do papa Francisco, em julho próximo no Rio de janeiro

Estamos preparados para esses eventos que vão atrair milhares de turistas das mais variadas nações?

À par de nossas belezas naturais como a Amazônia, o Pantanal, a própria cidade do Rio de Janeiro, as Cataratas de Iguaçu  os imensos parques nacionais, que normalmente atraem muitos turistas,o Brasil salvo melhor juízo, não oferece as condições ideais de suportar a presença de tantos estrangeiros acostumados com o bem estar permanente que seus governos oferecem.

As tragédias naturais que aconteceram na região serrana do Rio, as enchentes constantes em muitas capitais e em maior evidencia São Paulo,cidade onde o congestionamento do transito é uma vergonha, evidenciam o despreparo da nação para o século XXI, fruto da inoperância dos governos, os roubos das verbas públicas

A pobreza nas periferias das capitais, sedes de jogos da Copa é uma clara demnstração da enorme distancia que separa o Brasil do resto do mundo civilizado. Perdemos em IDH para vizinhos, que apesar de crescer num ritmo mais rápido e com qualidade ainda está abaixo da média para a America Latina, que atingiu 0,71 e de outros países do continente, como Chile (40ª), Argentina(45ª) e México(61ª). O Brasil está na 83ª posição.

Grandes plateias requerem infraestrutura adequada para acomodação, transporte, comunicação, lazer, etc, coisas que o país não dispõe.Querem um caos mais impressionante que o transporte por ônibus na cidade do Rio de Janeiro?E o seu sistema de metrô atende os europeus, acostumados aqueles trens maravilhosos?

Até hoje não concordo com a realização da copa do mundo aqui, haja vista as crônicas deficiências que estamos submetidos. Pior será para os turistas.

Os gastos astronômicos para a construção dos estádios- que na verdade são parte de uma complexa infraestrutura- poderiam ser desviados para a execução de obras que atendam as necessidades básicas da população, estupidamente carente em bons hospitais, transporte público, escolas decentes, professores bem pagos, médicos do serviço de saúde oficiais decentemente remunerados, policiais bem treinados e pagos, rodovias, portos e aeroportos bem estruturados  eficientes e modernos,etc.

Falta político decente e honesto! Falta governo! O atual, na minha opinião, ludibriou o povo ao prometer em 2003 uma gestão ética, eliminando os roubos, os desvios,a malversação do dinheiro público, os conchavos, etc., e o que assistimos foi o maior roubo da historia! 

Importante item é o da segurança pública que, nesta semana foi internacionalmente abalada pelas notícias do estupro  de uma americana e seu namorado, cometido no Rio de Janeiro por três "animais".

Logo a seguir um ônibus despencou de um viaduto próximo à Ilha do Governador com a morte de sete pessoas, sendo a causa uma agressão ao motorista por um filho da puta qualquer que queria descer.

Não satisfeitos os cariocas-e o Brasil- foram brindados com um assalto cometido por uma gangue contra turistas alemães que subiam para a Floresta da Tijuca.Ficaram sem celulares, dinheiro, joias, relógios, etc.

De uma maneira geral a educação dos anfitriões deixa a desejar. Não há coisa mais deprimente que observar um estrangeiro sendo roubado por taxistas no desembarque de qualquer aeroporto nacional. Nós nos sentimos mal que dirá o turista!

Nossa população não sabe falar inglês básico, coisa que qualquer paiseco da Ásia, sabe. Não temos cultura hoteleira para suportar tal invasão turística. Nossa mão de obra não é qualificada adequadamente e nossos policiais são mal preparados e existem muitos mal policiais(bandidos) no seio da polícia.

Enfim não será surpresa alguma se as coisas não acontecerem conforme o previsto e só para exemplificar o local destinado á abertura da Copa da Copa será transferido para Brasília- cidade que não tem tradição esportiva, com um estadio muito bonito, mas que será um grande elefante branco- pois o estadio Itaquerão em São Paulo está em atraso, sofre com a deficiência de verbas e o governo de São Paulo disse que não vai aportar 600 milhões de reais para um empreendimento particular em detrimento do público.

No que concordo plenamente!



3 comentários:

  1. É o país da vergonha! Também sempre fui contra todos esses mega-eventos vindouros nos próximos 2 anos, até mesmo essa jornada da juventude com o Papa. Qualquer cidade do mundo que pleiteie por exemplo a realização de um evento como uma Olimpíada deva já estar preparada ESTRUTURALMENTE para receber tal evento. Falo principalmente de meios de transporte, hospedagem e segurança. O resto seriam obras complementares, como uma reforma ou outra num estádio, a construção de uma vila olímpica. Uma vergonha a dinheirama sendo jogada fora...

    ResponderExcluir
  2. Acho uma vergonha completa esse "status" de país subdesenvolvido que vivemos, à despeio dos bilhões de reais gastos com obras inúteis, superfaturadas, roubadas e pior, sem qualidade para as futuras Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas.O povão não sabe da missa um terço: que a coisa está mais feia do que as autoridades propagam.Quem viver verá.O lulopetismo está quebrando o país, vide o exemplo da Petrobrás.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...