quinta-feira, 28 de março de 2013

Sociedade de consumo


A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais.
A origem dessa comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo "pascoa" tem uma origem religiosa e vem do latim Pascae.

Na Grécia antiga, esse termo também é encontrado como Paska, porrém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece como termo Pesach,, cujo significado é passagem. 

Entre os judeus esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito  por vota de 1250 AC, onde foram aprisionados pelos faraós durante varios anos. Essa história encontra-se no Velho Testamento no livro Êxodo.

A Páscoa judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito. Nessa data os judeus fazem e comem o marzá (pão sem fermento para lembrar a rápida fuga do Egito, quando de fato não houve tempo para fermentar o pão.

Entre os primeiros cristãos essa data celebrava a ressurreição de Jesus Cristos.O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da primavera(21 de março). saiba aqui equinócio.

Entre os cristãos a semana anterior à páscoa é considerada semana santa e esta tem início no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Nesse contexto comemorativo, a figura do coelhinho está relacionada á Pascoa, pois representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes ninhadas, várias vezes ao ano, pois a coelha tem ovulação induzida pela presença do macho.

Entre os povos antigos a fertilidade estava relacionada à preservação da espécie, numa época em que o índice de mortalidade era muito alto.

Mas o que tem a ver os significados religiosos da Páscoa? tanto no significado judeu quanto no cristão, essa data relaciona-se com a esperança de vida nova.  Já os ovos de Páscoa) de chocolate, enfeites,etc) também estão relacionados com a esperança de vida nova.

Foram os imigrantews alemães que no final do séulo XVII e início do XVIII que trouxeram a figura do coelhinho da Páscoa.

Hoje no supermercado ao comprar ovos de Páscoa para os familiares, assisti a uma disputa ferrenha entre mulheres pela posse de meia dúzia de ovos. Chega-se ao ponto de ofensas e agressões por causa de um costume que nem é nosso.

Sociedade de consumo é isso. Aplica-se ao dia das mães, dos namorados, dos pais, dos avós, dos netos, dos filhos, dos motoristas, disso e daquilo. Coisa de judeu!! ( sem judeufobia, claro), apenas ressaltando que trata-se um povo trabalhador,  tido e havido como exímios negociantes.

Com raras exceções, a sociedade católica hoje em dia não possui mais aquele espírito de fé e participação, coisa que um dia foi parte dos costumes das famílias verdadeiramente abnegadas e comprometidas com o espírito pascal,assim como o natalino,o de Corpus Christi, etc.

As atividades costumeiras da Igreja Católica estão relegadas a um plano secundário, movidas que estão as multidões de jovens( o futuro) para as  baladas, praias e hapenings de fins de semana.

Na missa dominical que frequento não vejo jovens, somente pessoas de mais de 50 anos. O futuro da Igreja 
está sob grande pressão. Que venha o Cordeiro Pascal para salvar sua messe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...