quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O Estreito de Hormuz

Cresce a tensão no Oriente Médio.
O Iran encerrou dez dias de exercícios militares no Golfo Pérsico e advertiu aos americanos para que "não retornem com seu porta aviões que cruzou o Estreito de Hormuz em direção ao Golfo de Omã" e ainda emendou dizendo que não repete  recado duas vezes.Ameaça atacar o porta aviões de propulsão nuclear USS John C. Stennis da classe Nimitz, com uma capacidade de transporte de 90 aviões e helicópteros.
Fiquei curioso e fui ver esse tal Estreito de Ormuz no Google.
É um potente divisor de águas e possui importancia vital no escoamento de  petróleo oriundo dos países árabes e por onde transita de um terço a quarenta por cento da produção mundial de petróleo.
O Estreito de Hormuz tem sido palco de graves incidentes, como oque aconteceu em julho de 1988 quando um navio de guerra americano, o USS Vincenes, abateu um Airbus A300 da Iran Air matando todas as 290 pessoas. Foi um grave erro da embarcação americana que  havia sido atacada anteriormente por barcos da marinha iraniana, então em guerra com o Iraque, e revidava aos ataques. No momento do combate confundiu o avião civil iraniano com aeronaves de guerra e abateu-o. Em 1996 os EUA pagaram US$ 68.1 milhões como indenização as famílias das vítimas.
Em março de 2007, mais um incidente envolvendo o Irã acabou afetando também a marinha britânica: quinze marinheiros ingleses foram capturados por lanchas iranianas na região, sendo libertados apenas 2 semanas depois.
Agora o início de 2012 os incidentes podem acontecer a qualquer momento, pois americanos e outros países ocidentais pressionam o Iran a abolir suas pesquisas nucleares que, supostamente teriam fins militares.O Iran nega, é claro.
A ideia é neutralizar futura utilização do urânio enriquecido na fabricação de armas nucleares.Tem procedencia pois Ahmadinejad por diveras vezes propôs "varrer Israel do mapa".
Como esse fato gerou uma séria preocupação, a comunidade internacional impôs sanções econômicas contra o Iran, fato que o país não aceita. Em resultado afirmou que "pode fechar o estreito de Hormuz" quando lhe convier".
Daí começaram os exercícios de guerra de ambas as partes.Os americanos disseram que vão retornar à base que mantem no Golfo Pérsico no Barhein e iniciarão, junto com a Marinha israelense, novos exercícios navais.
A coisa não está boa e o barril de petróleo já subiu de preço na bolsa de N.York.
Fiquemos atentos pois existem forças poderosas em ação: o poder religioso, o poder econômico e o poder militar. Esta é uma mistura explosiva.
Clique aqui e veja o mapa. veja o mapa da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...