Nada me parece tão tragicamente esquecido pelos brasileiros do que a nossa bandeira.
O símbolo máximo da nossa brasilidade virou uma peça de museu.Foi criada pelo decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889,quatro dias depois da Proclamação da República.
Quase ninguém se importa com ela exceto nas raríssimas ocasiões quando aqueles abnegados atletas ao vencerem seus desafios, se enrolam nas vivas cores do nosso pavilhão.
Alí, naquele momento está sem dúvida o único culto visível da nossa bandeira, quando uma onda de calor e orgulho nos invade e somos acreditados pelos outros que somos fantasticamente patriotas.
Muitos se lembram de Airton Senna a desfilar vitorioso, nossa bandeira desfraldada nas mãos, tremulando orgulhosa nos quatro cantos do mundo automobilístico.
Ao contrário de outras nações, simbolo máximo desse culto para mim são os Estados Unidos, nós não possuímos ou melhor, não fomos devidamente instruídos nos bancos escolares para o verdadeiro significado do culto á bandeira.
Na recente reeleição de Barack Obama assistimos, dos dois lados da disputa, uma profusão interminável de cerimoniais de culto á bandeira em todos os ambientes, estádios, palcos, ruas, poste,casas, escolas, pessoas portando bandeirolas, tudo enfim esteve repleto de orgulho nacional,como um parte absolutamente presente no dia a dia deles.
Lembro-me que, quando criança ainda nos bancos da escola, o Hino Nacional e o da Bandeira vinham estampados nas contracapas dos cadernos o que forçava-nos a decorá-los, devidamente pressionados pela professoras.
Hoje em dia não sei se ainda ocorre essa prática, mas posso deduzir que a mediocridade está amplamente disseminada pelos bancos escolares e as crianças, jovens e adultos não possuem a menor noção do que seja o Hino á Bandeira e aposto alto que 90 por cento dos estudantes não sabem cantar o Hino ou por outro lado, não têm noção que ele existe.
Alguém aí já viu um hasteamento da bandeira nacional em alguma repartição pública?
Assisto volta e meia esta cerimonia nas dependências do prédio do Ministério da Fazenda e posso garantir: é uma coisa triste de se ver! O funcionário faz aquele gesto de içar a bandeira sem a menor cerimônia e geralmente não há ninguém assistindo o ato. Uma vergonha.
O dia da bandeira foi oficialmente esquecido pelos brasileiros e só serve par curtir um feriadão, conforme se vê pela televisão, quando uma horda de patrícios se dirige para as praias, montanhas, etc para gozar a folga e quem sabe,enforcar mais uns dias de trabalho!
O único e verdadeiro culto á bandeira está estampado nas fotos aqui mostradas!!
Sou da época em que todos os alunos sabiam , e gostavam deste hino.
ResponderExcluirPerguntei ao Dudu que está aqui a meu lado se por acaso conhecia. Ele disse que sim mas tipo assim " e aí , mãe, que pergunta estranha !...
triste não ?
O que tenho certeza é que no Colégio onde ele estuda todos os dias PELO MENOS a diretora reza um pai nosso com as crianças do fundamental. Isto ´pelo menos é sagrado.
abs
Pergunte se ele sabe cantar o nino. Eu aprendi quando tinha a idade dele e sei quase todo.Não é demérito dele se não souber, mas é falha do "sistema" a que as crianças são submetidas hoje em dia.Não há da parte dos professores compromisso com a brasilidade,com o amor á pátria, coisas que eram parte do 'curriculum'escolar do meu tempo. Tinha uma matéria que se chamava OSPB!! Advinhe o que é.
ResponderExcluirAproveitando a ocasião parabenizo-lhe pelas aulas de inglês.Siga em frente com isso.
Eu também tive estas aulas chamadas de "Moral e Cívica", que eu gostava muito ...
ResponderExcluiruma pena estas novas "diretrizes escolares"... pra não dizer outra coisa..
ele realmente não tá nem aí, chato não?