segunda-feira, 7 de outubro de 2019

23 de abril-Terça feira

Amanheceu com uma fraca chuva acompanhada daquele tradicional filhote do "bora", o  gelado vento nordeste que desce da Siberia!. Parece normal aqui nessa época. Desse modo passei a manhã toda escrevendo essas linhas com o intuito mesmo de gastar o tempo. 

Acompanho também em paralelo pela internet, os acontecimentos político-esportivos no Brasil, torcedor que sou do Cruzeiro Esporte Clube e ainda me interesso avidamente pelas notícias do lado político, afinal política é a coisa mais importante de um país: política educacional, política da saúde, política da infraestrutura, da economia, etc. enfim necessitamos de boas políticas mas, no Brasil de hoje, lamentavelmente os políticos- que nós elegemos diga-se de passagem- são completamente decepcionantes. a grande maioria está ou estará envolvida com colossais roubos do dinheiro público. Muitos foram denunciados, condenados e encontram-se presos. O maior deles é Lula.

Leio por exemplo, que o STF vai julgar mais um recurso de Lula, o enésimo. Temo que mais cedo ou mais tarde irão conceder  a prisão domiciliar a ele, esse que a maioria quase que total brasileira considera o político mais corrupto que já nasceu nessas terras, a julgar pelo patrimônio e bens amealhados.

Também leio que o tal Bittar, o "dono" do sítio de Atibaia pediu autorização para vender o sítio. É muita putaria para um país só. Mas a juíza negou com razões mais que sobejamente conhecidas.

Bom, hoje não vai dar para sair mesmo devido a chuva e ao vento. A solução é mesmo ficar navegando na net, pesquisando as belezas desse país maravilhoso. Penso, repito, penso em sair para caminhar uns dez dias, caso a chuva e o vento permitam. 

Escolhi um trajeto da Via Francígena que vai de Piacenza a Lucca. Achei a região, como de resto todo o percurso lindíssimo. Como também não trouxe roupas de frio adequadas, ficarei no aguardo, além de me preocupar com a artroscopia que fiz no quadril direito. Volta e meia o local dói. Ontem caminhei 10 km e não senti nada. O negócio será caminhar uns 200,rs!! 

Pego meu kindle e vou ler " A Mentalidade Esquerdista" de Ludwig von Mises. Excelente obra desse autor de nacionalidade   austríaca, posteriormente americana, que foi membro da Escola austríaca do pensamento econômico. Essa obra tem um tema interessante:o capitalismo elevou o padrão de vida dos americanos ás altura, num nível sem precedentes. Então por que cargas d'água muitos americanos são contra ele?

Mises é conhecido principalmente por seu trabalho no campo da praxeologia (estudo dedutivo das ações e escolhas humanas). Foi defensor das liberdades econômicas como suporte  básico da liberdade individual em seu livro" Ação Humana" que expõe as posições metodológicas que caracterizam a Escola Austríaca.

Além disso, Mises dedicou-se ás críticas ao socialismo enquanto sistema econômico por considerá-lo inviável em razão de não apresentar mecanismos de fixação de preços pelo mercado( problema do cálculo  econômico). Embora seu trabalho tenha sido amplamente ignorado até meados do século XX, sua obra experimentou sensível aumento de popularidade,  embora alguns pensadores ligados ao liberalismo o acusam de ser um filho do ILUMINISMO, nascido por engano no século XX. É autor de diversos livros entre os quais o já citado "Ação Humana(1949), a Mentalidade Esquerdista(1956) e As seis lições. Faleceu em 1973.

O socialismo deu no que deu conforme hoje vemos em Cuba, Coreia do Norte, Bolívia, Venezuela, etc.  

O dia foi passando e aqui quando anoitece, invariavelmente esfria. Não estava no programa que chovesse ou esfriasse tão rápido. Consultei a CNN/weather e lá estava a previsão: chuva e frio para os próximos dias. De lascar!! As previsões hoje em dia  não falham pois a tecnologia avançou muito. 

Daí o jeito foi tomar umas taças de vinho, com queijos, pães, presunto e ver o jogo do Cruzeiro na web. Ganhamos de 1 x 0. Foi duro! Dormi bem agasalhado.

Algumas fotos de Trieste  para ilustrar: eu e Maria Inês, devidamente agasalhados do frio, Lorenzo e as  motos que adoro.
    







































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...