domingo, 20 de outubro de 2019

28 de abril- Domingo.


Trieste (em esloveno Trst , em alemão Triestem húngaro Trieszt ) é a capital da região Friulli-Venezia-Giullia.                                              
Possui cerca de 210 mil habitantes e está localizada no extremo nordeste da Itália, numa região que sofre as artimanhas do clima, cujos reflexos, dentre outros, se traduzem nos fortes ventos que descem diretamente dos Urais.

Resultado de imagem para trieste italia mapa


A história da cidade é muito rica e interessante.
Ressalto aqui os acontecimentos que tiveram lugar durante a 2ª Grande Guerra, mas seria muito proveitoso que o leitor se inteirasse de toda a história da cidade no período que vai do tempo antigo( século II) até quando  se tornou colônia romana com o nome de Tergeste. Assim prosperou sob o domínio romano e depois da sua  queda (do Império Romano), ficou sob o domínio do Império Bizantino até 788 d.C, quando passou ao controle dos francos.
No século XII, tornou-se uma cidade livre e depois de séculos e batalhas contra a rival Veneza,pôs-se voluntariamente sob a proteção do duque da Áustria em 1382, passando assim a pertencer ao Império Austríaco, ficando assim até 1918.
No ano 1719 tornou-se porto franco e , como única saída do Império austríaco para o mar, foi objeto de grandes investimentos e assim desenvolve-se, tornando-se em 1867 a capital da região do Litoral Adriático do Império.( Wickipedia).
Mas  durante a 2ª Grande Guerra, no período que vai do armistício( 8/9/1943) ao imediato pós-guerra, Trieste foi o centro de uma série de vinganças que marcaram profundamente  a história da cidade e da região circundante por isso suscitam muitos debates até hoje.
Durante a ocupação nazista a Risiera di San Sabba- hoje Monumento p Nacional- foi utilizada como campo de prisioneiros e de passagem para deportados para Alemanha e Polônia e ainda campo de detenção e eliminação de partigiani italianos e eslavos, dissidentes políticos e judeus.
                                    

A Risiera foi o único campo de concentração na Itália e na Europa Meridional, munido de forno crematório posto em funcionamento em 4/4/1944.
Em 30 de abril de 1945 insurgiu-se o Comitê de Libertação Nacional de Trieste, apenas um dia antes da chegada das forcas iugoslavas. As tropas alemãs resistiram até o dia 2 de maio, rendendo-se somente quando chegaram á cidade as tropas neozelandesas.
                                                                               
                                   Prédio do Lloyd Triestino na Piazza d'Itália
O exército iugoslavo manteve o controle da cidade  até 12 de junho( os quarenta dias de Trieste) durante os quais ocorreram execuções sumárias.Não apenas  os cadáveres, mas também os vivos eram atirados nas foibe, cavidades cársticas abundantes na região, para que ali morressem de fome. Ao final da guerra os aliados assumiram o controle da cidade.(Wicipedia).                                                                          
                                                          Elettra- foto da pg do FB
Meu filho Danilo mudou-se para lá junto com a esposa Clarice,convidado que fora em 2018 para trabalhar no importante  Elettra Sincrotrone Trieste importante instituto de pesquisas físicas, ele que é PhD em Fisica pela Universidade de Lille-França. 
Está bastante orgulhoso do trabalho que executa, uma vez que desenvolve pesquisas relacionadas a materias. A esposa Clarice, médica ginecologista e Obstetra, ultima documentos para trabalhar na cidade, também convidada por uma importante clinica local. Apenas aguarda o crescimento do filho Lorenzo até que possa permanecer numa creche.                                                                              
Assim sendo  passei dois alegres meses na cidade e nas redondezas, onde me encantei com os usos e costumes locais, sua arquitetura, sítios de visitas, locais turísticos, cidades vizinhas, etc.                         
                                                                  
                                                                 
                                                                 Prefeitura

Trieste é uma cidade agradável e bonita, com muitas influencias culturais misturadas, muito disso devido sua proximidade com a Eslovênia, Croácia, Áustria e ainda por ser sede de um importante porto marítimo que, periodicamente, recebe enormes transatlânticos de cruzeiro e para os quais milhares de cidadãos desses países vizinhos se dirigem.
                                             
       
Localizada entre o mar e a montanha a cidade é conhecida mundialmente por um grande atividade cultural ao longo do ano, e pelo fato de ter hospedado escritores famosos como Ernest Hemingway, James Joyce e Humberto Saba. 
                                                                     
Seu charme especial está naquela sua imensa Piazza Unittá d'Itália, a maior da Europa de frente para o mar, onde se pode sentar tranquilamente  nos belos caffés ali existentes, enquanto se admira o mar, as gaivotas, tomando um expresso ou os famosos espumantes e vinhos brancos, tão apreciados pela grande maioria dos locais.

                                                            
                                                     


É necessário se perder no centro histórico de Trieste por um tempo. Pedras calcadas, ruas estreitas e arquitetura interessante certamente encantam, pelo menos eu gosto muito da arquitetura antiga.                                               
É uma cidade onde a Itália moderna encontra o antigo Império Romano. Trieste é mantida viva e é particularmente distinta, porque a cidade preservou cuidadosamente seus locais históricos. Hoje pode -se  compartilhar as lembranças dos tempos passados ​​apenas dando um passeio. Um local digno de visitar é o Museo Revoltella, cujas características podem ser conhecidas AQUI.
O  museo é uma moderna Galeria de Arte, local onde era a residencia do Barão Pasquale Revoltella( localizado na Piazza Venezia, Via Venezia) e que deixou para a cidade após sua morte, todas as suas obras e trabalhos, biblioteca e coleções  aristicas.
                                                                                 

Nesse 28 de abril, frio e com muito vento, fiz minha caminhada diária por esses locais do centro depois de ter ido à Igreja de San Andrea e Rita e cuja missa já havia terminado.Interessante: nomes duplos de igreja aqui. Na volta, dei de cara com o processo de atracação do imenso transatlântico Artania, de propriedade da Cia alemã Phoenix Reisen e como sou curioso, entabulei conversa com um dos marítimos para saber mais sobre o grande navio.
informou haver sete anos que esse cruiser não vinha a Trieste. Possui 231 m de comprimento, pesa 44 mil toneladas e navega a 23 nós. Transporta até  1260 pessoas.
                                                              
À essa altura, perto das onze horas, o vento aumentou muito e resolvi voltar para casa. No no caminho passei pela Igreja de N Sra do Perpétuo Socorro, onde a missa estava começando. Era o 2º Domingo da Páscoa.                                                                          
Para mim constitui-se sempre uma sensação reconfortante, espiritualmente, assistir à missa aos domingos. Costume que carrego desde os meus dez anos. Agora, assistir á missa em outro idioma, o italiano, essa belíssima e canora linguagem, tornou-se acima de tudo prazeiroso.
Peguei o folheto que estava disponivel á entrada- que guardo carinhosamente até hoje- e acompanhei fascinado as orações e a bela homilia do padre. Confesso que entendi tudo que ele falou, apenas uma ou outra palavra me fugiu,  motivado sobretudo pela reverberação do som. Maravilha! para mim, quando saio da missa me sinto muito mais leve. Deus tem sido um bom Pai para mim e para minha família.
Voltei á casa de Danilo pois já estava na hora do pranzo.Aquela bela massa com molho de carne, queijos e o saboroso vino bianco.
O restante da tarde passei lendo, observando pela janela o mau tempo chegando.Na banca de jornais abaixo, eu comprei o jornal Il Piccolo, maneira barata e interessante de continuar o aprendizado do italiano.
Nas páginas do jornal, li notícias de que houvera filmagens do filme The Litmann's wife bodyguard na Piazza Unittá d'Itália, onde os astros principais eram  Antônio Banderas , Samuela Jackson e Salma Hayeck.
Outra notícia que entristeceu a comunidade foi o fechamento fa Livraria BERNARDI, inaugurada 95 anos atrás.O proprietário culpa as altas taxas de juros e principalmente o serviço de compras on-line pelo fracasso das vendas. Acho que isso é um fenomeno mundial.
Mais tarde começou a chover mais forte, persistindo a noite toda. Só parou ao amanhecer, mas o vento forte continuou. Ruim para quem gosta de caminhar como eu. Mas isso será outro dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...