quarta-feira, 9 de outubro de 2019

24 de abril- quarta feira.

Acordei ás 5:30 h. O barulho de carros começa cedo e assim não há como dormir mais. Entretanto tenho dormido muito bem.Os dias que antecederam minha vinda me provocaram uma grande ansiedade  e isso refletiu-se no sono.Custava muito a dormir.
Felizmente foram apenas três ou quatro noites, depois entrei no eixo.Mas é complicado se  habituar ao fuso horário de cinco horas de diferença.

Liguei meu celular e conferi Cruzeiro 2 x 0 Deportivo Lara e para completar, o Atlético foi eliminado pelo Nacional do Uruguai. 

O problema é que o tempo continua péssimo: chuvoso e frio. Sem TV só resta a net. Fiz o café e fiquei um tempo com o Lorenzo nos braços até chegar a hora dele mamar. Danilo se levantou, tomou seu café e foi para o Elettra, localizado em Basoviza.
                                   
Passado um tempo, com as mulheres já de pé, resolvi encarar a chuva e fui andar assim mesmo. Coloquei os agasalhos necessários, o corta vento, cachecol,o guarda chuva e saí  naquela fria manhã. Caminhei até a Estação Ferroviária para verificar os horários de trens para as cidades vizinhas. Eu estava disposto a ir a qualquer lugar assim que as chuvas passassem.
                                                                 

Verifiquei  os horários para Liubliana, Pula( Croácia) Cervidale del Friulli e outras mais além. A grande vantagem de se estar na Itália é que o transporte de trem é eficiente e te leva para qualquer lugar da Europa. Fantástico. Os trens são rápidos e confortáveis e te dá aquela sensação de felicidade que  não se vê no Brasil.

Da Stazione Centrale andei mais uns tantos quilômetros  nas proximidades da parte central da cidade apreciando mesmo na chuva, o movimento das pessoas e seu vai e vem.
                                                                            
 Há muito que ver e fotografar numa cidade como essa. Suas edificações são de estilo único e evidenciam o cuidado que os arquitetos de antigamente tiveram, além do estilo clássico, com a solidez e durabilidade dos prédios. Alguns são enormes, de imensos pé-direito, com fachadas e portais pesados e estilosos.
                                                                                

                                                                                                                           
                                                                                 


Um pouco antes das onze horas resolvi voltar e passei num supermercado para comprar algo para o almoço. Os supermercados daqui são muito bem equipados e possuem atendimento individualizado, caso queira pagar sem passar pelos caixas. 

O sistema funciona assim: o cliente entra,  pega um carrinho e se dirige ás diversas gôndolas com os produtos. No caso dos hortifruti, deve-se pegar os produtos portando umas luvas plásticas disponíveis e colocar nas sacolinhas. Ao lado das gôndolas estão instaladas as balanças,  com uma tabela dos códigos de cada mercadoria afixada bem á vista do cliente.

É só teclar o código que a máquina solta o ticket com o valor e o peso expressos. Ao passar no caixa, este apenas faz a leitura. Eficiente e rápido.

Sempre há aquela tentação irresistível de comprar queijos, presuntos e vinhos. Os produtos são invariavelmente de primeira qualidade, mesmo porque  a Itália um dos países mais importantes economicamente, a concorrência com os outros membros obriga o país a produzir cada vez mais produtos de qualidade.

A Itália é mundialmente famosa por seus produtos alimentares típicos, como o vinho , o queijo, as massas e os óleos(azeite).

Os queijos italianos não são apenas mundialmente famosos,pois de fato são parte importantíssimos  na culinária local e e na economia do país. O queijo é uma das bases da alimentação do povo italiano, e sua diversidade de tipos e produtos é mundialmente reconhecida.                                                  
                                                 Grana Padano com a sigla DOP

                                                                                                                                                   
Não há como fazer uma lista de tipos de queijos, mas seguramente são mais de 450 tipos, produzidos por quase todas as regiões italianas. São 20 regiões as mais  famosas.

Um dos que mais gostei foi o o tipo 'Pecorino" que, fui saber, trata-se de um termo usado para definir o queijo feito com 100% com leite de ovelha. 
Dos quatro Pecorinos que receberam o estatuto de Denominação de Origem Protegida, ao abrigo da legislação da UE, o Pecorino Romano é um dos mais antigos tipos bem como o mais famoso fora da Itália. De acordo com a legislação, sua produção é permitida apenas nas ilhas da Sardenha, Lázio e na província de Grosseto.

                                                       Pecorino Romano   
                                    Montasio, produzido na região Friulli- Venezia-Giullia


Os queijos "duros" são os mais consumidos e o Grana Padano é o mais conhecido, tanto lá como em qualquer país.. É simplesmente sensacional. Pra nós aqui do Brasil, para facilitar o entendimento, é tudo "parmezão", mas na verdade é quase um crime você comparar o queijo que chega aos supermercados, queijarias, etc brasileiros com o nome de parmesão, com aquele Denominação de Origem Protegida veramente italiano.

Na verdade o Brasil vem se aperfeiçoando na produção de queijos finos e em Minas Gerais está o berço da produção dos finos. Posso adiantar que os produzidos no Serro, em Alagoa e em Cruzília, são imbatíveis. Na Serra da Canastra, encontram-se finos queijos premiados nos concursos europeus. 

No Mercado Central em Belo Horizonte pude provar e comprar um dos melhores da Canastra que já degustei até hoje e interessante, são conhecidos pelo nome do produtor. Aconselho a quem quiser provar um maravilhoso queijo, dar  pulo em alguma loja especializada e testar.

Em todas as minhas caminhadas pela cidade, sempre levava minha mochila caso a tentação de comprar alguns vinhos , salames e queijos fosse irresistível. Assim fiz hoje e nessa brincadeira claro que o colestrol deveria estar subindo! Và bene.















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...