sábado, 31 de março de 2012

Eu me lembro muito bem dos anos 70.Minha juventude cruzou todos aqueles anos, alguns mais marcantes que outros. À despeito do progresso tecnológico de hoje, com a informática transformando a vida cotidiana numa facilidade incríivel, considero os anos 70 os de maior impacto na vida das pessoas em muitos aspectos.
Lembro-me de que a telefonia era um caso sério, dada a dificuldade para se comunicar à longa distancia.
Naquela época para se falar de Uberlandia, onde morei de 1974 até 1977, para B.Horizonte era um sacrifício, pois eu ia á Central telefônica ás 10 horas da manhã e  requisitrtva uma ligação para B.Horizonte. A telefonista calmamente anotava os dados e dizia: volte ás 16 horas que sua ligação estará pronta.
Às 16 horas estava eu na fila e assim recebia o aviso: Sr Ulisses  favor se dirigir á cabine nº 5.Pronto! estava falando com minha família.
Um belo dia ao solicitar uma ligação a telefonista me disse: Pegue esta chave e vá até a cabaine nº 4 e fale imediatamente, é só virar a chave do aparelho e discar o número desejado. Aquilo foi um avanço fenomenal!!
Em 1974 morando lá ,assistí a chegada do Gen. Geisel, que assumiu o governo em 15 de março , á cidade para inauaguração da sede da Granja Resende, complementada com uma bela festa. Presentes o Ministro da Agricultura Alisson Paulinelli e o governador do Estado Rondon Pacheco, em cuja fazenda administrada pelo filho Hugo, trabalhei.A Granja Resende era a maior granja avozeira do Brasil.
O General foi homenageado pela municipalidade e recebeu uma placa de automóvel com as iniciais: EG 1974. EG eram as duas letras das novas placas de automóveis destinadas a Uberlandia ,recém implantadas no Brasil..
O ano de 1974 pode ser considerado a fase mais dura do autoritarismo pós-64. Pelo menos nove dirigentes do Comitê Central do PCB foram presos, diversas gráficas clandestinas e "aparelhos" foram descobertos e destruídos. As prisões estavam lotadas de presos políticos e na minha opinião,muitos comunistas que hoje estão aí no governo deveriam ser presos e despachados para Cuba.
1974 foi um ano importante no cenário internacional: morreu George Pompidou, presidente da França, aconteceu a Revolução dos Cravos em Portugal, Nixon renunciou nos EUA, o Kmehr Vermelho arrasava o Laos,o IRA atacava com violencia na Inglaterra, morreu Peron na Argentina, um incendio no Ed.Joelma na cidade de São Paulo, causou 189 mortes e deixou 300 pessoas feridas, a India lançou sua primeira arma nuclear, o general Pinochet levanta o estado de guerra que imperava no Chile desde há um ano, mantendo, porém, apertadas medidas de emergência.
Musicas como Feelings - Morris Albert,((ouça) Excuse Me - Junior,((ouça)Goodbye Yellow Brick Road - Elton John
Gita - Raul Seixas, Oh Very Young - Cat Stevens((ouça),Se Não For Amor - Benito Di Paula,She - Charles Aznavour,Alvorecer - Clara Nunes,O Trem das Sete ((ouça)- Raul Seixas, dentre outras, arrasavaam nas emissoras.
Filmes como Chinatown, 007 contra o Homen com a Pistola de ouro,Emanuelle, fizeram sucesso.
Eu fui, pela primeira vez aos Estados Unidos, ficando lá um mês. Quase que não volto motivado por uma oferta para trabalhar na Flórida.Balancei, mas resolvi voltar e não me arrependi.

7 comentários:

  1. Ótimas palavras :

    continuo aqui adorando saber destas notícias antigas e atuais.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Flavia, agora adicionei músicas. Ouça algumas das mais belas.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que voltou! Se não eu não teria três de meus mais queridos primos! Quatro, contando com você! Abraços!!!

    (mas eu não entendi se você fez uma exaltação ao regime ditatorial do que Geisel fazia parte...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rafa, preferia que voltasse o General a ficar assistindo a roubalheira que impera hoje, com a depravação dos costumes e da sociedade.

      Excluir
    2. Acho que nem um nem outro, não é mesmo!?

      Excluir
    3. Seria uma sociedade ideal, mas a ignorancia e o analfabetismo atrazarão em 1 século nosso progresso. Isso se os ladrões deixarem.Abraço

      Excluir

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...