O culto a Nossa Senhora da Boa Morte é uma tradição da Igreja Católica.
No ano de 1661 em Lombo do Atouquia, freguesia de Calheta, Portugal, já existia uma capela de Nossa Senhora da Boa Morte, fundada por Francisco Homem de Couto. O culto chegou ao Brasill por meio dos portugueses.
A imagem de Nossa Senhora da Boa Morte pode ser venerada em Salvador-BA na igreja da Glória e Saúde, mas é na cidade de Cachoeira no Reconcavo Baiano é onde são realizadas as maiores celebrações organizadas anualmente pela Irmandade da Boa Morte. Possui tais características:
- Incorpora elementos da cultura afro-brasileira,
- Tem mais de duzentos anos,
- Só admite mulheres com mais de quarenta anos de idade,
- São na maioria adeptas do candomblé.
- Existe também na cidade de Santos em São Paulo, uma Confraria de Nossa Senhora da Boa morte, localizada no Convento de Nossa Senhora do Carmo dos carmelitas.
Seu culto em nenhum momento foi ou é autorizado e aprovado pela Igreja. Trata-se de Sincretismo Típico do México assim como a Umbanda o é no Brasil.
Em relação a Virgem, o título Senhora da Boa Morte está ligado ao final da oração denominada "Ave maria": "Santa Maria, Mãe de Deus,rogai por nós, pecadores agora e na hora de nossa morte".
Em Vitória-ES, existe a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte, da qual faço parte e que teve sua festa iniciada com a oração do Terço nos dias 16,17 e 18 de agosto.
No dia 19 foi realizada procissão solene em torno pelas ruas limitrofes da Igreja de São Gonçalo(foto acima)
No local onde hoje se encontra hoje a Igreja de São Gonçalo, já havia, em 1707, uma capela que foi construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte, uma irmandade de homens pardos.
Passados oito anos, as irmandades solicitaram permissão para construírem, no local da capela, uma igreja dedicada a São Gonçalo Garcia.
Em 2 de novembro 1766, com a presença do Visitador Diocesano, padre Antônio Pereira Carneiro, e do vigário da vila de Vitória, Antônio Xavier, a igreja foi consagrada ao santo português.
Na segunda metade do século XIX a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção recebeu o título de Confraria.
Ela foi elevada a essa categoria em virtude de provisões do Bispo Diocesano, Conde de Irajá. Posteriormente, a Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção tornou-se uma Arquiconfraria, sendo a única a receber esse título em Vitória.
Por quase duas décadas a Igreja de São Gonçalo foi sede paroquial, Matriz e Catedral de Vitória. Isso se deu por dois motivos: a desapropriação da Igreja de São Tiago e a destruição da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que era a Matriz e Catedral, com o intuito de se erguer uma nova e maior Catedral. Por essa razão, os ofícios religiosos foram transferidos para a Igreja de São Gonçalo.
A igreja tem estilo colonial com características barrocas em sua fachada e também no altar-mor, que tem entalhes em madeira pintados a ouro.
Em 06 de novembro de 1948, a Igreja de São Gonçalo Garcia foi tombada como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Na foto abaixo a atual Catedral de Vitória, para onde a procissão se dirige retornando depois para a Capela de S.Gonçalo.
" Cara", que bom saber que você faz parte desta Confraria.
ResponderExcluirExemplos sempre são bem-vindos!
Amém.
beijos
Pois é Flavia. Essa era uma vontade antiga...fazer parte de uma confraria, que é de certo modo, a mesma coisa que uma irmandade( no termo religioso a coisa = associações religiosas de leigos no catolicismo tradicional, que se reuniam para promover o culto a um santo ...Hoje em dia tem confraria de tudo enquanto é coisa.
Excluirfalou e disse.
Excluirabraços
qual a diferença entre confraria e irmandade.
ResponderExcluirAhan, te peguei , afinal você é o Google em pessoa.
rs
Flávia