Lendo "A Gazeta" de domingo dia 15 de abril deparei-me com artigo intitulado O olhar pastoral de um visitante, que são os escritos do bispo D.Pedro Maria de Lacerda, da pastoral do Rio de Janeiro em sua visita ao Espirito Santo em 15 de abril de 1886 e que se denominam "Diarios das visitas pastorais de 1860 a 1866 à Provincia do Espírito Santol".
A importancia desses apontamentos cresce quando se considera a escassez de documentos reveladores do cotidiano da época no Espírito Santo.
O manuscrito contem mais de mil páginas distribuidas em três volumes ou cadernos.
O Bispo Lacerda oferece um amplo panorama da época e através de seu relato pode-se vislumbrar o Espírito Santo do final do século XIX, com suas paisagens urbanas e naturais, costumes e personalidades.
A publicação desse documento elaborado pela museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves,representa a continuação de um trabalho semelhante feito anteriormente e que deu origem ao livro intitulado "O Espírito Santo em princípios de século XIX" baseado nos Apontamentos de outro bispo - D.José Caetano da Silva Coutinho- que visitou o E.Santo entre 1812 e 1819.
Vou comprar o livro e aproveitar o conteúdo pois é de um gênero do qual sou admirador.
Meu desejo é despertar junto aos interessados o puro prazer de uma caminhada nas montanhas. O real sentido de vida das comunidades interioranas, que é onde se identificam as verdadeiras condições de um povo, seus usos e costumes. Na foto a Piazza Grande e Il Palazzo dei Consuli, em Gubio, região da Umbria e provincia de Perugia- Itália.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
O Caminho de Assis- Itália
O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...

-
Os Museus do Vaticano, assim mesmo no plural, estão entre os museus mais importantes do mundo e abrigam verdadeiras obras-primas da arte, ...
-
Numa das ultimas vezes que fui de carro para Belo Horizonte, na volta para Vitória passei por Ouro Preto e aproveitei para visitar o impor...
-
Ao acordar e olhar pelas janelas do quarto, percebi uma densa neblina cobrindo o vale. Pareciam nuvens de chuva, mas esse temor se dissipou ...
Vou querer ler depois. Também me fascinam esses relatos de antigamente, não os romances, mas aqueles que são fidedignos à época.
ResponderExcluirO livro estará á disposição quando voltar da França. Mas a Clarice (ou o PH)pode levar quando for passear aí.
Excluir