sábado, 28 de abril de 2012

A morte de cinco jovens

Cinco jovens morreram quando o carro que os conduzia para a Bahia caiu nas proximidades do rio Mucuri, logo após a fronteira do E.Santo com a Bahia.
Foi um acidente que chocou o público local e tornou-se manchete em todos os periódicos nacionais. Foi notícia em todos os jornais da tv e ainda alguns programas de repercussão nacional, como o Mais Você de Ana Maria Braga.
A história começou quando os cinco jovens- André 28,Izadora 21,Marlon 21,Amanda 22, Rosaflor 24, estudantes do Centro Universitário Norte do E.Santo-CEUNES, combinaram de passar o fim de semana em Prado(Ba) onde iriam participar de uma festa de aniversário da mãe de uma das jovens.
O motorista, proprietário do automóvel, saiu de Colatina em direção a São Mateus onde os outros quatro embarcaram por volta de seis e meia da tarde.
Às 19 horas saem de São Mateus rumo a cidade de Prado, trafegando pela BR 101sabidamente uma estrada de alto risco, ainda mais no trecho baiano.
Às dezenove e trinta foi feito o último contato com os familiares.Como não chegaram ao destino e angustiados com a demora do grupo, as famílias se desesperam e começam a procura no sábado pela manhã.
Os dias seguintes foram de suma angustia pois não havia notícia nenhuma e os celulares estavam sem comunicação. Isso despertou a astúcia dos policiais encarregados das buscas, pois não havia sentido em que cinco pessoas desaparecessem assim do nada.
As polícias capixaba e baiana uniram-se na procura, helicópteros foram usados, bombeiros, população das redondezas ajudou e assim continuou  no domingo e na segunda, com os policiais fazendo  a varredura na região.
Refizeram o trajeto dos jovens e  na noite de terça feira(24), por volta das 18 horas, a pollicia encontra o automóvel parcialmente submerso nas margens do rio Mucuri, 10 km após a divisa do ES com a Bahia.
O lamentável acidente acende a polemica em torno da segurança e confiabilidade das rodovias e ainda da habilidade dos motoristas.
Os fatos demonstram que o carro estava a 120 km/h quando foi encontrado e segundo a PRF, o motorista Andre não conseguiu fazer a curva e precipitou-se numa ribanceira de mais de trinta metros.
O outro moço foi atirado fora do veículo e ,segundo os peritos policiais, teria tentado ainda com vida escalar um barranco.
As outras quatro vítimas  foram encontradas atadas aos cintos de segurança do Fiat Punto, submerso numa área alagada de cerca de 1,5 m de profundidade , ao lado do rio Mucuri.
A hipotese de acidente foi considerada pela polícia porque houve interrupção simultanea dos sinais dos celulares.
Fica difícil acreditar que jovens sadios e estudiosos,zelosos e de bom carater ,tenham sido levados á morte por simples acidente.
Na verdade hoje em dia aumenta cada vez mais o número de  jovens, acostumados apenas a dirigir no transito das cidades, a se aventurarem no louco e pesado transito das rodovias.
Estas por sua vez, não mais suportam o volume de veículos, sendo agravado pelo traçado sinuoso e mal calculado trajeto. A sinalização e o mato muitas vezes são fatores agravantes de mortais acidentes.
Caminhões pesados e motoristas drogados e irresponsáveis tem sido uma das principais causas de acidentes fatais.

4 comentários:

  1. Que as estradas são ruins, mal sinalizadas e mal cuidadas isso não se nega, mas penso que privatizar rodovia não seja solução para nada.

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    1. Depois que vc andar nas auto pistas paulistas(aliás já andou né?) vai notar a diferença entre o público e o privado. Continuo favorável à privatização pois acho que governo algum tem que ser dono de estradas,siderúrgicas,usinas,portos e aeroportos, companhias de telefones, hidrelétricas,bancos,etc e demais instituições sabidamente deficitárias,transformadas em cabides de emprego,de corrupçaõ e roubalheira e objetos de troca de favores políticos. Acho que deve sim, ser dono de um sistema educacional de 1º mundo, de um sistema de saúde exemplar, com médicos, juízes, policiais e professores de todos os graus muito bem remunerados, de um sistema de saneamento básico perfeito,política agrícola e ambiental moderna e sustentável, estabelecimento das políticas de comercio exterior agressivas visando o bem geral da nação, etc,etc.Ainda acho que chegaremos lá, pois pior do que está vai ser difícil sustentar. As estradas se acabaram, cada dia existem mais carros circulando e a perspectiva política para esse problema não é das melhores. ]
      ET: o jovem que dirigia o veículo acidentado tinha 28 anos, APENAS 5 meses de carteira de motorista(tirada em Colatina)e era a primeira vez que dirigia na estrada e ainda por cima á noite!!

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    2. Então o governo deve ter competência para educar a população, mas deve se omitir de construir estradas boas. Qual é mais fácil, qual é menos político? Para construir boas estradas precisa de assinar a ordem de serviço e mandar a peaozada trabalhar, para dar boa educação e saúde de primeiro mundo precisa de quê?

      Tirar a responsabilidade do governo a simples tarefa de construir estradas é um absurdo. É essa inversão de valores patética que existe sobretudo no Brasil de que o que é pago é bom e o que é público não vale nada e não deve ser respeitado.

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  2. Flavia Cristina de Souza21 de outubro de 2012 às 09:29

    Concordo com você Danilo.
    e ponto.

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