quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Bispo Pedro Maria de Lacerda - I

Falei dias atrás, que estou lendo os "Diarios das visitas pastorais de 1860 a 1866 à Provincia do Espírito Santo", de autoria de D. Pedro Maria de Lacerda.
Ele empreendeu duas visitas ao estado: a primeira dura dez meses e abrange a região contígua a Vitória e o vasto território que lhe fica ao norte.
Começa em junho de 1880 compreendendo Vitória,Vila Velha, Serra,Nova Almeida, Fundão, Santa Cruz, Riacho,Linhares,com navegação rio Doce acima até o povoado de Guandu e a divisa com Minas Gerais.Termina em 1881 após retorno pelas vilas litoraneas em que já estivera.
Já a segunda visita dura 13 meses e percorre o sul da província capixaba. Começa em 14 de fevereiro quando parte da Corte e chega no dia seguinte a Itapemirim. Depois inclui Piúma,Benevente(atual Anchieta),Guarapari, Alfredo Chaves, Cachoeiro do Itapemirim,Castelo, Conceição do Castelo,(que ele chama de Alfonsino do nome do extinto aldeamento imperial), Rio Pardo(atual Iúna), arraial do Espírito Santo(depois Espírito Santo do Rio Pardo, atual Muniz Freire),Alto Guandu(hoje Afonso Claudio), Alegre, Vala do Souza(Jerônimo Monteiro) e se encerra em Itapemirim em 27 de março de 1887, chegando à corte no dia seguinte. Ufa!!! tudo a cavalo e/ou canoa!
São preciosas suas informações sobre as condições das fazendas, seus nomes, os fazendeiros visitados, os escravos libertos, imigrantes, sitiantes e suas familias, os caminhos e percursos então existentes; a dinâmica de ocupação do solo capixaba, os costumes dos moradores com quem teve contato;as diferenças entre pessoas pela condição social e as igualdades perante questões de saúde e de morte.
Tambem fornece indícios sobre a composição de grupos sociais,, as funções das autoridades e até as tendencias políticas dos capixabas daquela época.
Os usos e costumes, os nomes antigos dos locais(uns ainda se conservam,outros se perderam no tempo) constituem, do mesmo modo, fortes referencias para pesquisa.
Fornece notícias sobre a proveniência de pessoas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, fala sobre os pioneiros de Piúma e Alfredo Chaves e descreve as casas dos colonos italianos e sua situaão financeira.
Enfim percorre um Espírito Santo antigo, litorâneo e interiorano e a implantação da primeira ferrovia capixaba (Cachoeiro do Itapemirim) mas passa tambem ao longo de um E.Santo  que está quase todo no futuro( Linhares e a região do Rio Doce).
Nos próximos "posts" colocarei algumas passagens interessantes vivenciados pelo Bispo Pedro Maria de Lacerda em seu périplo pelo interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...