quinta-feira, 3 de maio de 2012

o Palacio Anchieta

Localizado na Cidade Alta, de frente para a baia de Vitória, o Palacio Anchieta completa 460 anos de história como uma das mais antigas sedes de governo do país.Caminhar pelos seus corrdores é passear pela história do Espírito Santo.
Sua construção teve início com a finalidade de funcionar como colégio jesuita em 1551, ano da chegada do padre jesuita  Afonso Brás  e seu irmão Simão Gonçalves,tendo abrigado a Igreja  e o colégio de São Tiago, tornando-se sede do governo em 1789.
A construção era então de barro, madeira e palha, sendo destruida um ano depois por um incendio

Na década de 1570 um grupo de missionários liderados pelo padre  Inacio Tolosa, inicia a reconstrução da nova sede, agora em pedra,no mesmo local anterior.
Em 1584, o padre José de Anchieta assumiu a lidrança dos jesuitas no estado e nesse mesmo ano assumiu  o imóvel em construção notando que "estava bem acabado, com sete cubículos e na cerca havia laranjeiras, limeiras, cidreiras, acajás com todo o gênero de hortaliças de Portugal. Havia enfermaria,refeitório e salas de ensino".
Da construção da pequena palhoça á conclusão da quarta ala do colégio jesuita, foram 196 anos de muito trabalho e reformas, até o complexo se tornar o maior edifício no E.Santo.
Foi a partir do Colégio São Tiago que os jesuitas começaram a preencher o vazio demográfico do estado, fundando vilas ao,longo do litoral desde Carapina até Reritiba, atual Anchieta.
Em meados do século XVIII, em1759, por ordem do rei portugues Dom José I, os jesuitas foram expulsos de Portugal e suas colônias.
Como consequencia os bens da ordem forma incorporados ao governo, caracterizando o fim da primeira fase do palácio.
Segundo historiadores, pode-se dizer que no Palácio Anchieta são observados quatro momentos marcantes: a construção inicial como residencia e colégio dos jesuitas, em 1551, a reforma empreendida por Jerônimo Monteiro em 1909, a do governador João Punaro Bley em 1930 e o último restauro promovido pelo ex governador Paulo Hartung em 2008.

Figura importante na história do Colégio e Igreja de SãoTiago, o padre José de Anchieta, historiador, poeta e teatrólogo, nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife  nas Ilhas Canárias e ingressou na Companhia de Jesus em 1551. Chegou ao Brasil em 1553 tendo se tornado um dos mais respeitados jesuitas no século XVI no país, com atuações em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, ao qual esteve ligado por mais de 32 anos. Ele é tido como um dos primeiros que aprenderam a falar a língua tupi. Em 1992 um túmulo simbólico foi construido em sua homenagem.
Foi em Reritiba, atual Anchieta, que ele faleceu em 9 de junho de 1597. Conhecido como o Apóstolo do Brasil, foi beatificado por João paulo II no dia 22 de junho de 1980.
Hoje o Palacio Anchieta é sede de importantes mostras de grandes mestres e já é referencia nacional nos circuitos de exposições internacionais.
Seus imponentes salões  como o Salão Nobre, com decoração inspirada em estilo clássico, com adornos em gesso e madeira e colunas incrustadas, seu mobiliário estilo Luis XV e XVI  e revestido de folhas de ouro ,é usado para recepção de autoridades.
As visitas devem ser previamente agendadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...