sexta-feira, 18 de maio de 2012

Sobre Cachaça

Cêrca de uns cinco anos atrás ganhei de uma amiga, cujo irmão falecera e era colecionador de boas marcas, duas garrafas de cachaça,  uma mineira da gema a Chico Mineiro produzida na Fazenda Palmitos em Paineiras-MG e a outra uma Caninha de Pirassununga, de São Paulo.
João Xavier Borges, fazendeiro e boiadeiro, produtor da Chico Mineiro, construiu seu primeiro alambique em 1922. Em seu engenho produzia açúcar, rapadura, melado e a cachaça que logo ficou conhecida como XAVIER, cuja produção teve continuidade com seus sobrinhos e netos.
Em 1991 seus netos construíram novo alambique, em outro ponto da fazenda, mas sempre as margens do córrego Palmitos, onde puderam aliar as praticas  tradicionais da produção da cachaça artesanal mineira, às modernas técnicas de produção controlada, de fermentação, destilação, envelhecimento e embalagem.
A marca Chico Mineiro foi uma homenagem ao lendário e folclórico peão de boiadeiro e ao fundador e pioneiro João Xavier, que por mais de meio século cavalgou as estradas do centro oeste mineiro, levando e trazendo boiadas.
Hoje a Chico Mineiro é uma dentre muitas boas cachaças produzidas em Minas, ao lado da Jacuba, cijo alambique é o mais antigo do Brasil.É produzida em Cel Francisco Xavier, perto de São Joãop del Rei
Pelo aspecto e coloração dos rótulos, mais o visual do grau de ferrugem da tampinha, calculo que devam estar aí pelos 20 anos dentro das garrafas.
Isso na verdade não quer dizer muita coisa, mas se foram bem alambicadas, produzidas com cana de boa qualidade e o processo de estocagem em barris disso ou daquilo foi adequado, tenho então duas preciosidades.
Fotos abaixo para avaliação dos entendidos ou não, com a imprescindível análise do assunto.





3 comentários:

  1. E o veredito sobre o sabor? Qual é melhor?

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida a Chico Mineiro.... tem cheiro de cana ou rapadura. Desse moso o sabor é exaltado. Ela tem uma viscosidade natural típica das cachaças bem elaboradas.

    ResponderExcluir
  3. Po, Ulisses, deu vontade de tomar uma braquinha! Ou até uma batidinha feita com ela, rssssss

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

O Caminho de Assis- Itália

O Caminho de Assis, uma viagem pela Idade Média na Itália O homem medieval é o "homo viator ". Sua vida é um caminho percorri...