sexta-feira, 21 de junho de 2013

A Estrada Real- um percurso pela história de Minas Gerais-6º dia: de Entre Rios de Minas a Casagrande-- 32 km

Deixamos a Pousada Flor do Jacarandá às 6.40h, o mais cedo até então, para caminharmos os 32 km até Casagrande numa perspectiva de não pegarmos chuva, fato que não anima andarilho algum,.
No meu caso torcia para não pegar outra tempestade como a do dia anterior, pois antes de começar o caminho em Ouro Preto tive quatro dias de febre.
No dia anterior,na entrada da cidade eu tinha cruzado com o marco 793 na rodovia asfaltada e, para ganhar tempo, fomos direto até ele. Erro meu ao não ler a planilha, tomando-nos perto de meia hora para ir e vir.
Errei feio e tivemos de voltar até o centro da cidade, subindo forte ladeira e dali pegarmos a saída no alto da cidade na MG -383.
Para compensar  o tempo perdido e ao custo de dez reais tomamos um táxi e fomos até o trevo da cidade, onde está o totem nº 789.
Na fresca manhã pegamos o asfalto caminhando dois quilômetros e meio para então adentrarmos uma estrada de terra ladeada por eucaliptos e ainda cercada pela densa bruma matinal.
Esse seria um dia de forte caminhada por isso procuramos andar o mais rápido possível.
Em razão de meus apontamentos deste trecho terem lamentavelmente se extraviado, relaciono aqui somente as fotos deste percurso.

Nada como se observar a boa educação de quem deveria zelar pelas estradas locais

Chegamos a Casagrande depois desse extenuante percurso.
A Pousada da Barra está localizada no final da cidade, de modo que tivemos de caminhar ainda  1 quilometro até a chegada.

Ali fomos recebidos pelo gerente Paulo e sua esposa que nos apresentaram os quartos individuais e de bom conforto.
Depois de um breve descanso fui lavar algumas peças de roupa para, em seguida, relaxar com os amigos no excelente salão de refeições e enquanto era preparado nosso jantar.
Ficamos em  animada conversa saboreando cervejas e refrigerantes, com tira-gosto de torresminho crocante e saboroso e saladas de ingredientes frescos.

"Casagrande teve seu povoamento iniciado por volta do século XVII, e teve como desbravadores os bandeirantes Manoel de Camargos, Bartolomeu Bueno, Miguel Garcia e João Lopes Camargo. A partir dessa época, o fluxo de pessoas em busca do ouro na região torna-se cada vez maior, resultando no surgimento de vários povoados.mais tarde arraiais.
Dentre tais arraiais, surge o de Carijós, posteriormente elevado a vila em consequência da crescente exploração de ouro e da prosperidade alcançada pelo povoado. elevado a vila, carijós muda de nome passando a chamar Real Vila de Queluz em 1790.
a povoação de Casagrande localizava-se dentro dos limites de Caetano paraopeba, distrito de Queluz, atual Conselheiro lafaiete.
em 1921 o povoado de Casagrande eleva-se a distrito e aos 30 de dezembro de 1962 foi elevado à condição de município.
A origem do nome Casagrande se deu pelo fato de que foi construida enorme casa para abrigar as famílias dos quatro bandeirantes anteriormente mencionados.
Com o passar dos tempos a medida que os filhos iam constituindo fampilia, um novo "puxado" era acrescentado. Com isso nessa mesma casa moraram dezesseis fampilias. Mas segundo relatos da pessoa mais antiga de Casagrande, Sr Eduardo tavares, já falecido,na realidade não mais que quatro famílias habitaram o local." (site da prefeitura de Casagrande).

Para uma ilustração melhor, a foto da pequena Igreja de São Sebastião compõe o cenário da cidade.