terça-feira, 29 de julho de 2014

9º dia- Ipoema- Bom Jesus do Amparo - 14 km

Hoje foi um dia light, assim podemos dizer. O percurso rolou pelo tranquilo asfalto da rodovia plana em boas condições, apresentando subidas e descidas leves.

Fui com Maria Eugênia na frente, pois os outros tiveram que esperar o Museu do Tropeiro abrir para visitação.

Nessa manhã a temperatura estava agradável, ligeiramente fria, nublada e a estrada sem movimento. Não houve, a exemplo do dia anterior, locais dignos de registro, a não ser uma bela propriedade rural, com um grande lago na frente onde plantas aquáticas características boiavam para alegria de algumas aves.

Devido a baixa vegetação circundante havia pouca sombra, garantindo uma perfeita visão de bonitas paisagens principalmente aquelas ligadas à Serra do Caraça. No marco 409 foi possível avistar a Fazenda Colonial Cabo de Agosto, que fora citada por Auguste Saint-Hilaire, botânico e naturalista francês do século XIX, em seus relatos de viagem.

Caminhamos rápido esses 14 quilômetros, sem a irritante poeira dos dias anteriores e chegamos a Bom Jesus do Amparo, que a bem da verdade só tem como atrativo a  Igreja da Matriz de São Bom Jesus do Amparo construída em estilo colonial. O interior da igreja e seu interior combinam com o predominante estilo barroco das demais igrejas da região.

Nesta cidade ficamos hospedados na Pousada Tropeiro Real, localizada na parte mais alta da cidade.

Os outros colegas foram chegando mais tarde e nos reunimos num bar da entrada onde saboreamos uma cerveja, rodeados por moradores locais que rapidamente se incorporaram ao nosso círculo, com conversas e brincadeiras agradáveis.

Almoçamos num dos restaurantes da parte baixa da cidade e mais tarde fomos até um mirante localizado ainda mais acima para algumas fotos. Ainda pelo caminho de volta passamos por um grupo de cavaleiros que no dia seguinte participariam de uma grande cavalgada pelas redondezas da cidade.

À noite, nos dirigimos ao Parque de Exposições para ver os detalhes de uma exposição agropecuária, e apreciar o movimento típicos de um evento como esse.

Com o passar do tempo a fome apareceu e um prato de tropeiro, com o tradicional torresminho foi uma boa pedida. Um show com os cantores sertanejos "Alan e Alex" estava programado, mas como iria começar muito tarde optamos por retornar à pousada as 22 horas e dormir.

1. Olá Ulisses Souza! Muito legal saber mais dessa caminhada no seu blog. Agradeço pela sua visita e dos amigos caminhantes da Estrada Real. Obrigado pela atenção.Voltem sempre! Abraços do Fernando Gonçalves, guia de turismo regional, de Bom Jesus do Amparo-MG ( E-mail: ferghuma@gmail.com )