Eu já havia feito esse trajeto algum tempo atrás, só que pelo asfalto.
O trecho de hoje, seguindo os marcos da ER, passou pelos mais belos lugares até agora, com a visão da espetacular Serra do Caraça, bem como as imensas variantes da majestosa serra e ainda pontilhada por fazendinhas e gado leiteiro. O caminho, após sairmos da cidade, correu por uma estradinha plana e agradável.
No marco de número 505, já com 13 km percorridos, passamos pelo famoso monumento histórico, Bicame de Pedras, que é um aqueduto construído pelos escravos em 1792, com quatro metros de altura, onde suas pedras foram postas sob pressão sem qualquer tipo de concreto e sobre o qual corria a água para abastecer as antigas fazendas da região.
A seguir o trecho restante até Catas Altas foi de subidas longas e cansativas,porém de belíssimo visual,
quando então alcançamos o bucólico vilarejo fundado em 1703 , a partir da chegada de bandeirantes em busca do ouro e de pedras preciosas.
Alguns quilômetros antes da chegada,paramos para fotografar a enorme composição da Vale, transportando milhares de toneladas de minério de ferro.
Com o esgotamento das minas, a cidadezinha entrou em decadência, até que o naturalista francês Auguste de Saint Hilaire sugeriu a substituição do ouro pelo minério de ferro abundante na região.
A cidade abriga um dos mais harmoniosos conjuntos da arquitetura colonial mineira, integrado por igrejas e casarões, complementados as fundo pela magnífica SERRA DO CARAÇA.
A cidade oferece hoje boa infraestrutura de pousadas para o eco turismo, sendo muito procurada nos fins de semana.
Para nossa hospedagem escolhemos a excelente Solar da Serra,confortável, moderna e de bom café da manhã.
Passeamos um pouco pelos arredores indo até o restaurante Casa de Taipa para um dos mais saborosos almoços do caminho e mais tarde, ficamos completamente decepcionados com a vergonhosa derrota do Brasil para a Alemanha. Putz!!
Os únicos consolos foram a beleza e tranquilidade do vilarejo.E ainda os vinhos para esquecer o vexame.
Por fim o consequente sono reparador.Até amanhã!!
Os únicos consolos foram a beleza e tranquilidade do vilarejo.E ainda os vinhos para esquecer o vexame.
Por fim o consequente sono reparador.Até amanhã!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário