O dia amanheceu com brumas sobre os montes Terminilo que circundam a cidade. Acredito que no inverno a montanha fique coberta de neve, atraindo mais turistas para essa importante cidade do tempo romano e medieval.
Saímos pelas ainda pouco movimentadas ruas da cidade margeando o rio Velino, seguindo as placas indicativas para Greccio.
Passamos por uma bem equipada usina de beneficiamento de leite logo às margens do rio, o que me lembrou que o leite (e os produtos lácteos em geral) que fizemos uso nesses dias revelou-se de excelente qualidade, com sabor característico e em embalagens finas e atraentes, algo diferente do que costumo beber aqui no Brasil. Com razão, pois a raça do gado e o sistema de alimentação são bem diferentes.Por isso o sabor é diferente.
O caminho é de muita beleza paisagística, com grandes planos cultivados, muito verde nas culturas principalmente de trigo.
Nos limites da cidade, que pelo visto tem interessante apelo esportivo, placas sinalizadoras indicavam uma pista de trekking e ou bicicletas. De tantos em tantos metros aparelhos de ginastica estavam disponíveis aos interessados.
Nos limites da cidade, que pelo visto tem interessante apelo esportivo, placas sinalizadoras indicavam uma pista de trekking e ou bicicletas. De tantos em tantos metros aparelhos de ginastica estavam disponíveis aos interessados.
Saímos do perímetro urbano e logo começou uma trilha em forte ascenso, entremeio ainda as brumas da montanha.Essa trilha, úmida, estreita e muito escorregadia levou mais de uma hora até alcançarmos uma pequena capela onde descansamos.
Dali para frente mais subida que nos levou, oito quilometros depois ao Santuário Francescano Fonte Colombo, o santuário do Vale Santo. Veja Aqui mais detalhes sobre esse sagrado local.
Na época de São Francisco o lugar era conhecido como Monte Ranieri. Só mais tarde assumiu o nome de Fonte Colombo em razão da existência de uma fonte de água onde Francisco parou para beber e saudou duas "irmãs" pombas.
Em uma de suas visitas periódicas a Riete, descobriu Francisco que havia uma pequena gruta, que chamava-se Madalena, e uma modesta casa dos monges beneditinos. Existem dois momentos importantes na vida de Francisco vinculados a esse lugar.
O primeiro, no final de 1122 ao inicio de 1223, foi a Preparação da Regra Final da Ordem, conhecida como Regra Aprovada e que o foi pelo Papa Honório III. Após a pausa e oração em jejum de quarenta dias, Francisco ditou a Frei Leão, na presença de Frei Bonizio, um especialista em Direito Canônico, as regras da Ordem.
A elaboração dessas regras ocorreu na caverna chamada Sacro Speco ou Gruta Sagrada que localiza-se a final de íngreme escadaria. Está em frente a Capela de São Miguel Arcanjo.Continuando a descida encontra-se uma escavação na rocha onde Francisco orava. Subindo mais um pouco vê-se um carvalho onde, segundo reza a tradição, Nosso Senhor apareceu para confirmar as Regras.
O segundo momento importante desse lugar refere-se à tentativa de cura de uma grave doença ocular, que contraíra provavelmente na missão da Quinta Cruzada ao Egito e que quase o deixou cego. Abaixo diagrama do local, segundo www.rietyionline.
A Capela Madalena é de muita sobriedade em seu aspecto exterior: uma pequena porta em ogiva sobre a qual repousa um sensível campanário
Seu interior é retangular, o altar é pequeno e possui uma simplicidade primitiva.
Nas laterais afrescos de várias épocas, de maior valor iconográfico que paisagístico. aparecem aí o Salvador, a Virgem com o Menino, e uma imagem de santa não identificada, que uns dizem ser Maria Madalena e também Santa Cunegunda.
Há ainda uma representação de Santa Clara e no nicho da janelinha adjacente o T "TAU", conforme foto abaixo.
Panorama do santuário, construído na segunda metade do século XII, ampliada no sec. XV e consagrada em 1450, sendo dedicada a São Francisco e a São Bernardino de Siena.
O claustro do conventoVista de Rieti desde a Capela
Capela de Santa Madalena
Escadaria para Caverna Sagrada
Local onde dormia Francisco
Abaixo o "TAU" que a lenda diz ser de autoria de Francisco
Local onde dormia Francisco
Abaixo o "TAU" que a lenda diz ser de autoria de Francisco
Esse lugar místico lugar me deixou bastante sensibilizado a tal ponto que o considerei o de maior emoção em todo o percurso, justamento pela descoberta do caráter inquebrantável de propósitos que moveram Francisco. Penso que o efeito produzido por Francisco nas mentes dos de seu tempo terão perdurado até os dias de hoje.
Continuamos o caminho.... a seguir a etapa até Greccio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário