segunda-feira, 16 de junho de 2014

Caminho de Aparecida-4º dia, de Turvolândia a Careaçu-31 km

Na Pousada da Lua tivemos uma noite de bom descanso, sem barulho algum que viesse a perturbar o sono.
Acordei ás 5.30 h e percebi que outros também já estavam de pé. Fiz a mochila e dei um trato nos dedos do pé, pois minhas botas estavam querendo estragar meus passos. Peguei o canivete e fiz uma janela no couro por cima do dedo médio do pé direito cuja unha já estava perdida. Resolvi usar a papete e assim poderia caminhar tranquilo.

Fomos para a acanhada sala do café onde Angela já tinha se adiantado e preparado a mesa com pães, biscoitos, leite e frutas.  Findo  a refeição e como já havíamos feito o pagamento na noite anterior, fizemos as fotos demarcativas do local e saímos pelas ainda adormecidas ruas da cidade onde  dezenas de estudantes, á pé ou de bicicleta, vestindo blusas e gorros se deslocavam para as respectivas escolas.

Na saída, de passagem fotografei a igreja de N S da Piedade e o caminho começou subindo uma forte ladeira em bloquetes que nos direcionou para a estrada de acesso a Careaçu.

A manhã estava bem fresca e pudemos observar a  neblina formada nos vales de ambos os lados da estrada batida e poeirenta. O caminho estava em franca subida, encerrada duas horas depois com esse belo visual abaixo, onde a neblina cobria a maioria dos vales.

Por vários momentos flagramos as terras lavradas sendo irrigadas á espera de um futuro plantio, que certamente será implementado com as chuvas vindouras. Pelo jeito e dadas as informações meteorológicas, essas chuvas não virão tão cedo. O país atravessa uma seca sem igual nos últimos trinta anos. Por muitos momentos meu nariz sangrou justamente pela baixíssima umidade do ar.

Por volta de 11.30 chegamos ao km 16, onde paramos para descanso e lanche  ao lado da Igreja Metodista local.Numa pequena mercearia anexa compramos alguns petiscos para comer. O sol estava bem forte e a sombra foi de bom alívio.

Uns quinze minutos de descanso foram o bastante e assim retomamos o caminho, meio sombreado pelo arvoredo ao lado da estrada. mas a estrada poeirenta, com subidas longas e frequentes tornava o caminho mais penoso ainda.

Volta e meia uns motoqueiros passavam e súbito uma grande máquina colhedeira apontou. Ocupava toda a estrada e os carros tinham que esperar um local mais largo para ultrapassar. Essa da foto é pequena perto de outra que não fotografei. Ocupava mesmo todo o espaço disponível.

O caminho continuou por entre campos cultivados de batata, feijão e café, até que por volta de 13.30 avistamos a cidade de Careaçu bem ao longe, em meio e extensos cafezais.

Chegamos á entrada da cidade cruzando o Rio Sapucaí e ainda tivemos que caminhar um bom pedaço pelo asfalto até o Hotel Requinte. O Hotel  é de boa qualidade fornecendo ao peregrino todo conforto possível.Quartos individuais, camas largas, macias de de limpos lenções. Ótimo chuveiro e demais mordomias constantes de um hotel para uma pequena cidade.

Depois de instalados e um breve descanso  almoçamos no restaurante Quiosque, localizado uns 200 metros á saída do hotel.
Aproveitei o tempo para ir a uma farmácia comprar um gel contra dores musculares e ir a uma agencia local do B do Brasil Popular ( Correios) efetuar uns pagamentos.

Mais à tarde dei umas voltas pelas ruas ao redor para conhecer os detalhes da pequena cidade, como a Igreja e a pequena fonte luminosa da pracinha em frente .

À noite o Hotel nos serviu um excelente jantar, regado a um vinho que compramos no supermercado perto. Dali ficamos num bom bate papo para nos despedirmos dos nossos amigos "federais"( foto abaixo) que devido à programação inicial teriam que pular um pernoite e dormir mais á frente, pois teriam que retornar a Brasília dois dias antes de nós.

Terminado jantar e o bate papo cada qual foi para seu aposento e pode dormir um sono reparador