segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Caminho de Aparecida- 5º dia: Careaçu a São Sebastião da Bela Vista- 18 km

Para essa jornada  embora de poucos quilômetros, acordamos cedo como habitualmente.O café da manhã foi servido ás 6 horas pelo acordo que fizemos com a direção. Normalmente os hotéis costumam começar o serviço de breakfast às 6.30 h
Nossos amigos "federais" saíram um pouco mais cedo em razão de terem que encurtar o tempo de chegada a Aparecida e assim andariam o mesmo percurso nosso, porém em menor tempo.
Com as mochilas pesadas colocadas no Duster da Regina, saimos em direção à rodovia Fernão Dias atravessando a ainda adormecida cidade.

Esse trecho de aproximadamente 4 km caminhado pelo acostamento da rodovia não foi boa coisa.

A neblina forte espalhava-se pelos vales ao redor e o intenso movimento de veículos, particularmente as grandes carretas, tornou o trecho um tanto quanto tenso.

Nada pode ser comparado à sensação de ter um grande veículo passando a poucos metros de você numa estrada movimentada. Felizmente o percurso durou pouco menos de 1 hora e assim chegamos a um grande  posto de gasolina anotado na planilha, onde cruzamos a rodovia para tomar uma estradinha de terra  à direita do posto. Esse cruzamento também não é agradável, pois todo cuidado é pouco.Há um grande canteiro central separando as duas enormes pistas.
Após um breve intervalo prosseguimos com tranquilidade na boa estrada de terra sem muito movimento, por entre campos arados e preparados para cultivo. Quando se vê um terreno arado um habitante costumeiro sempre está presente: o carcará, sempre à procura insetos, cobras e outros pequenos repteis necessários à sua alimentação

As setas indicativas do caminho estão sempre à vista, tranquilizando o andarilho quanto ao rumo a ser percorrido.

Com duas horas e meia  de caminhada, descemos uma grande inclinação margeada por bela mata nativa e ao fim da subida apreciamos do alto a beleza das curvas da estrada percorrida.

Um pouco mais à frente paramos para descanso, hidratação e comer alguma coisa. Um grande tronco caído serviu de assento, abrigado que estava na sombra de umas poucas árvores.

Nesse ponto São Sebastião da Bela Vista ainda estava a 8 km de distancia. Prosseguimos o caminho apreciando ainda a paisagem. Num caminho bonito como esse é impossível não dar pausas aqui erta que, pro ali para fotografar a natureza e assim, numa dessas flagramos uma grande cascavel movavelmente terá sido atropelada. Isso é explicável pois com as manhãs frias dessa época, os répteis saem de suas tocas e da mata para se aquecerem  ao sol.

A partir desse ponto, com belíssimo visual da Serra Velha ou Mata Cachorro, começamos ligeiro descenso e avistamos a pequena São Sebastião da Bela Vista ao longe.

Ao entrar na cidade o andarilho depara-se com grande estátua do São Sebastião, padroeiro da cidade

Caminhamos rápido pela limpas ruas da cidadezinha e atingimos a praça principal onde está localizada a Igreja Matriz de S.Sebastião, erigida em 1921 e a pousada onde  Pousada Novo Horizonte, nosso local de pouso.

Ali fizemos umas fotos alusivas enquanto esperamos a chegada de Joelma, a hospitaleira chegar de seu trabalho na prefeitura.

Após instalados na casa fomos almoçar no restaurante Dois Gaúchos, onde a farta comida mineira saciou nossa fome. Depois do almoço fomos descansar, aproveitando a boa folga que tivemos nesse dia. A pacata cidadezinha tem boa infraestrutura com Banco do Brasil, dois supermercados bons na praças salões de cabeleireiro, bares, etc.

O fraco movimento de veículos evidenciou que a maioria dos habitantes dedica-se às lides da agropecuária, como criação de gado leiteiro e as lavouras de café.

São Sebastião da Bela Vista, antigo distrito de Santa Rita do Sapucaí, é um município com cerca de 5 mil habitantes. Está a uma altitude de 900 metros do nível do mar possuindo um clima tropical de altitude. No inverno são frequentes as geadas e no verão as chuvas são abundantes.

Já anoitecia quando voltamos à praça onde, sentados naqueles banquinhos tradicionais, ficamos jogando conversa fora.
Pelas 20 horas uma pequena multidão se formou em torno da Igreja e ficamos sabendo que iriam em caravana até Santa Rita do Sapucaí trazer a imagem da santa.
Voltamos ao restaurante para comer alguns petiscos e comprar o lanche do dia seguinte.
A Pousada Novo Horizonte não está bem adaptada a receber peregrinos e achei suas instalações fracas e deficientes. Não foi um bom sono devido os colchões e travesseiros serem de má qualidade.