Histórico
Mais uma vez a grande vontade de caminhar pelas montanhas de Minas levou-me a combinar com os amigos de São Paulo uma jornada por uma região ainda nova no roteiro peregrino para Aparecida.
O Caminho de Aparecida surgiu em janeiro de 2003 quando os romeiros Rodrigo Costa e Maurício Batista resolveram fazer o percurso Alfenas-Aparecida de bicicleta. Tomaram um mapa traçado pelo romeiro Eduardo Abobrinha e em dois dias percorreram pelo asfalto, o trecho até Aparecida.
A cada ano mais interessados apareciam para compartilhar essa aventura rumo à casa de nossa Padroeira e assim, em razão das dificuldades e perigo existentes em trafegar nas vias asfaltadas, resolveram elaborar uma nova rota que contemplasse apenas estradas rurais e trilhas, pegando o assalto nas ocasiões que fossem atravessar as cidades do caminho.
Em agosto de 2010 fizeram o percurso á pé, coletando informações em cidades do Sul de Minas procurando uma rota por terra a fim de adiciona-la no novo caminho, diminuindo as partes de asfalto.
Em fevereiro de 2011 cadastraram hotéis, pousadas, restaurante e comunidades, comunicaram paróquias e Prefeituras das cidades do caminho.
Em março de 2011 iniciaram contato com o Santuário de Aparecida para retirada do certificado de conclusão, e criação da Associação dos Peregrinos do Caminho de Aparecida.
A rota tem centenas de plaquinhas metálicas com o símbolo seta/peixe que direciona o peregrino, que ao sair recebe a credencial, finalizando o caminho o peregrino retira o certificado de conclusão no santuário da Basílica, o caminho é totalmente baseado no caminho milenar de Santiago de Compostela.
O caminho de Aparecida é uma rota incrível que proporciona momentos de reflexão, fé e recolhimento, de aproximação do homem com a natureza, um caminho que nos fortalece para vencer-mos as dificuldades da vida, deixando aflorar em cada um o seu espírito de superação .
O tema para reflexão do caminho será o tema da campanha da fraternidade do ano da peregrinação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário